domingo, dezembro 01, 2013

ÉTICA A NICÓMACO



O livro intitulado "Ética a Nicómaco" é da autoria de Aristóteles e foi dedicado ao seu pai, cujo nome era Nicómaco. Esta é a principal obra de Aristóteles sobre Ética e é constituída por dez livros, onde Aristóteles é como um pai que está preocupado com a educação e felicidade do seu filho, mas também tem por objectivo fazer com que as pessoas pensem sobre as suas acções, colocando assim a razão acima das paixões, procurando a felicidade individual e colectiva, porque o ser humano vive em sociedade e as suas atitudes devem ter em vista o bem comum. Nas obras aristotélicas, a ética é vista como parte da política que precede a própria política, e está relacionada com o indivíduo, enquanto que a política retrata o homem na sua vertente social.

Para Aristóteles, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la. Essa finalidade suprema é a felicidade, e não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.

Esta obra foi muito importante para a história da filosofia, uma vez que foi o primeiro tratado sobre o agir humano da história.

3 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Muito interessante!
A ética tem de estar presente em todos os actos humanos e prevalecer sobre os ideais políticos. Não existe um verdadeiro político sem ética.

Cumps.

Anónimo disse...

Ética costuma ser considerada a coluna vertebral que por acaso é o que não abunda em boa parte dos políticos nacionais...
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

ATENÇÃO ELES VÊM AÍ !

http://www.noticiasaominuto.com/economia/139624/troika-regressa-com-intencao-de-baixar-ainda-mais-salarios#.UpzdormYbIV