quarta-feira, outubro 09, 2013

OS CHUMBOS DO TC FORAM BENÉFICOS



Enquanto o governo e os seus arautos começam a preparar o caminho a mais austeridade imposta pelo novo Orçamento de Estado que aí vem, convém deitar um olho ao comportamento da economia depois dos chumbos do Tribunal Constitucional, nomeadamente aos cortes dos subsídios dos aposentados e dos funcionários públicos.

No período subsequente aos tais chumbos o PIB nacional subiu, o que não acontecia há vários trimestres, e o governo embandeirou em arco sem nunca referir as causas desse aumento. Para alguns não são claras as razões, mas talvez as possam clarificar já após a apresentação do novo OE para 2014.

Não é preciso ser-se um génio da economia para prever que caso as medidas anunciadas e outras com que o executivo nos pretende impor de surpresa, passem no crivo do Constitucional, a economia se vai retrair ainda mais e o PIB vai descer sem apelo nem agravo.

Outras consequências serão medidas pelo desemprego, pela quebra do consumo interno e pela conflitualidade que desta vez é mesmo inevitável.


Vítor Gaspar vitimado pelo seu próprio remédio

3 comentários:

O Puma disse...

Lá no fundo bem lá no fundo

nem assim o desgoverno tem razão

Anónimo disse...

O QUE NOS QUEREMOS ......


http://www.youtube.com/watch?v=hQROgniguZU

Anónimo disse...

UMA GRANDE LIÇÃO PARA O MUNDO !!!

http://www.youtube.com/watch?v=Le9DLXt1phA