quinta-feira, fevereiro 28, 2013

COELHO FALTA À VERDADE



O 1º ministro Passos Coelho vai mostrando claramente que o seu propósito no poder é o de esmagar os rendimentos do trabalho e diminuir os direitos sociais dos portugueses. Devo dizer que para mim isto não é uma novidade, mas muitos foram enganados com os discursos anteriores às eleições legislativas que conduziram esta maioria ao poder, em que foram prometidas coisas que a prática veio a desmentir completamente.

Ontem Passos Coelho, enquanto ouvia a contestação que merece, disse que o governo tinha que mexer (cortar) nas funções sociais do Estado, uma vez que estas cresceram a “um ritmo que se tornou demasiado pesado para os salários”. Esta afirmação é uma meia verdade, que neste caso é pior do que uma mentira.

As despesas sociais do Estado aumentaram na medida em que aumentou a austeridade imposta, que resultou num desemprego insustentável e na redução dos rendimentos do trabalho. Não considerando o aumento das verbas dedicadas aos desempregados e às reformas antecipadas em resultado das políticas seguidas nos dois últimos anos, as despesas fixas do Estado com salários e pensões, até diminuíram.

O gato escondido com o rabo de fora é o crescimento dos encargos da dívida, que aumentaram em dois anos 56%, isso sim um aumento insustentável. Outro aumento insustentável é o do encargo com as Parcerias Público Privadas, que já se sente e vai aumentar nos anos mais próximos.

É feio não dizer a verdade completa, e vir apontar as funções sociais do Estado como fonte dos problemas, quando as culpas se resumem a má governação e más políticas que são da responsabilidade deste governo e de outros que o antecederam.



4 comentários:

Anónimo disse...

O COELHO É UM ALDRABÃO!
LOL

AnarKa

Jorge P. Guedes disse...

Uma das características mais marcantes deste primeiro ministro é a sua irreprimível tendência para a mentira. Assim, de cada vez que fala...

Um abraço.

Pintor Zueira disse...

Há de se alongar mais as orelhas e o nariz deste roedor...

Anónimo disse...

A verdade não sai da boca desse roedor maldito.
Bjos da Sílvia