quinta-feira, dezembro 20, 2012

OS PORTUGUESES SÃO PRUDENTES



Os portugueses em geral não viviam acima das suas possibilidades, bem ao contrário da ideia que muitas cabeças comprometidas com o sistema e com o poder têm dito.

Os cidadãos acederam ao crédito, porque ele era fácil, porque os bancos assim o pintavam, e porque o governo incentivou a compra de casa própria, ao dificultar o mercado de arrendamento, não tomando medidas para o criar.

O acesso ao crédito por parte das famílias esteve sempre dependente dos rendimentos do trabalho, e só assim se explica que até 2009 o incumprimento era residual. As coisas mudaram, as políticas tomadas com a crise foram dirigidas aos rendimentos do trabalho, e aí as coisas mudaram de figura.

Com a contração dos rendimentos disponíveis do trabalho, a economia ressentiu-se, aumentando o desemprego, diminuiu o consumo e aumentou o incumprimento. A culpa terá sido do endividamento, ou pelo contrário das políticas de ajustamento do défice?

Os portugueses são conservadores em termos económicos, e a prova está bem à vista de todos, pois a contração do consumo foi superior à perda do poder de compra registado. Tirando a alimentação, todos os sectores de bens transacionáveis mostram fortes reduções. O consumo dos portugueses já se ajustou, mas com a diminuição de rendimentos esperado para 2013, as coisas vão deixar de ser suportáveis, e agora as reservas existentes já foram gastas, pelo que a situação se torna desesperada para muita gente, sendo que se esperam problemas na área social, onde o governo já foi longe de mais.

O tempo de sacar responsabilidades a este governo aproxima-se, e as coisas não vão ser bonitas de se ver…   


By Ares

3 comentários:

Anónimo disse...

Preparados para lhes dar a vassourada já somos muitos
Lol

AnarKa

Pata Negra disse...

O pior é que embora prudentes, são muito pacatos! Se não, como é que se explica que se deixem humilhar desta forma?!
Um abraço sem prestações

O Puma disse...


e depois admiram-se

se isto terminar ao coice