sexta-feira, dezembro 07, 2012

O QUE DIZ A OIT



Há constatações interessantes no relatório bienal da Organização Internacional do Trabalho, que deviam merecer alguma atenção dos governantes deste país, e da troika que dita as medidas que Passos Coelho segue tão à risca que chega mesmo a ir mais longe.


Sem se referir particularmente a Portugal, o director-geral da OIT,Guy Ryder, diz que «este relatório mostra claramente que, em muitos países, a crise teve um forte impacto nos salários e, por consequência, nos assalariados», na linha do que consta no relatório, onde se lê que a situação tem provocado «descontentamento popular e aumenta os riscos de problemas sociais.


Também se pode ler no relatório que, na última década, a produtividade aumentou a um ritmo maior do que os salários, o que significa que os trabalhadores estão a beneficiar menos com o seu trabalho, a favor dos proprietários do capital, que ganham mais. Também lançam um alerta para o facto de “determinados dirigentes empresariais continuarem a receber remunerações exorbitantes”.

Não sei se alguém deste governo leu este relatório, mas faziam bem em ler, para mais tarde não se manifestarem surpreendidos com a escalada de problemas sociais, porventura de cariz mais violento do que o que tem acontecido até agora.


CARTOON
Tosho Borakovich

2 comentários:

São disse...

Acho que Passos e Portas não se preocupam em ler esses documentos e mesmo que os leiam não os seguem, porque a eles - e a Cavaco - nada lhes importa o sofrimento da população portuguesa.

Bom serão

C Valente disse...

O governo é demasiado estúpido para ouvir os outros é prepotente e incompetente, e não á meio de se ir
Saudações amigas