domingo, novembro 11, 2012

PIOR A EMENDA…



Isabel Jonet cometeu um erro de palmatória num programa televisivo quando, talvez involuntariamente, misturou a sua condição de presidente do Banco Alimentar com a opinião política enquanto cidadã dum país livre e democrático, e o erro não é fácil de remediar.

A opinião pública é muito sensível, em tempos de crise, ao tema da pobreza e do desemprego, e a líder duma entidade virada para a acção social e dependente do voluntariado e das doações dos cidadãos devia compreender que, nessa condição específica, deve ter a preocupação de unir e nunca a de eventualmente dividir opiniões.

A opinião da cidadã Isabel Jonet é que foi debatida nas redes sociais, mas os danos desta intervenção pouco avisada, podem recair sobre uma instituição, que apesar de ser dirigida por pessoas que podem errar como todos os humanos, tem uma função tanto mais importante quanto maior for a crise que estejamos a passar.

Lamento mais uma vez a tentativa de explicações da presidente do Banco Alimentar, que apenas serviu para salientar a sua opinião, que é muito discutível, e não para acabar de vez com a polémica. O silêncio talvez tivesse sido mais útil nesta ocasião.


3 comentários:

zeparafuso disse...

Conheci um Jonet, médico de profissão, com um coração tamanho do Mundo. Ajudou pessoas carenciadas sem nunca pedir nada em troca, nem sequer publicidade. Espero que a Drª Isabel do comum só tenha o nome. A mensagem que a Drª Isabel passou criou polémica e não foram as pessoas que a leram que entenderam mal, foi a que a Drª disse ou a forma como o disse que caiu mal. Já o Sr. PR tinha feito o mesmo há uns tempos atrás. As pessoas em cargos de relevo devem pensar bem no que dizem e da forma como dizem.
Abraço do Zé (o outro)

Kruzes Kanhoto disse...

Vivemos na ditadura do politicamente correcto e, tal como em qualquer outra ditadura, há coisas que não podem ser ditas em público. Nada demais. Curiosamente muitos dos que agora criticam as palavras da drª Jonet enalteciam ainda há pouco tempo a acção de um alcaide espanhol que assaltou um supermercado para distribuir comida pelos pobres da sua terra. Enfim, princípios de vida...

Anónimo disse...

O desconhecimento da realidade, neste caso da pobreza, traiu quem tem como por missão acudir às necessidades mais elementares de quem está em má situação. Isabel J. não sabe mesmo o que é a pobreza e notou-se isso nas suas declarações.
Bjos da Sílvia