quarta-feira, julho 18, 2012

SEREMOS RICOS?

Esta pergunta é mais pertinente do que possa parecer a alguns de nós, porque o fisco usa critérios que são muito difíceis de compreender. 

Comecemos por falar do IRC, cuja receita arrecadada diminuiu, talvez porque apenas menos de 1/3 das empresas o terem pago. Seguindo pelo IRS temos que as receitas subiram, e 46% das famílias que entregaram a declaração, pagaram o imposto. 

Pelos vistos os trabalhadores estão mais sujeitos a serem taxados do que as empresas, e acabam por pagar mais impostos. Os ímpetos liberais do nosso 1º ministro e a lógica da nossa máquina fiscal está a falhar no alvo, ou então é propositadamente injusta. 

Claro que não temos por cá um Warren Buffet para dizer que os capitais pagam muito pouco e que o trabalho paga demasiado. Por cá até se critica o Presidente do Tribunal Constitucional por sugerir que se taxem mais os capitais, porque os ricos cá do sítio querem continuar a pagar baixos salários e menos impostos, e pelos vistos conseguem com governantes como os que temos tido. 

CARTOON
*

5 comentários:

Pintor Zueira disse...

Já somos ricos... Pois estão a nos debitar até os gastos que não fizemos... Quanto a justiça e ao IRC são manipulados de forma a agradar a gregos e troianos, menos ao povo e aos trabalhadores.

Pintor Zueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Passos Coelho não é liberal mas sim servo do capital, e o Vítor Gaspar é um oportunista que anda a fazer carreira para arranjar um tacho lá fora. Comportam-se assim para alcançar os seus objectivos e o povo que se dane!
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

Um dia os burros recusarão a canga e esses bandidos que se cuidem, que a revolta vai doer.
Lol

AnarKa

São disse...

Já leu "Os Donos de Portugal"? E "Nova Teoria do Mal"?

Aí se explica a realidade empresarial portuguesa e a opção ideológica de quem nos tem (des)governado.

Um abraço