sexta-feira, junho 29, 2012

HÁ DIFERENTES EUROPAS

Ao longo dos anos tenho vindo a questionar a Europa onde os nossos políticos nos integraram (?), sem nunca ter-mos sido consultados via referendo. Dizem-nos que estar na União Europeia é bom, que beneficiamos de uma moeda única forte, e da solidariedade dos nossos parceiros, mas será que isso é mesmo assim tão benéfico para Portugal? 

As dúvidas colocaram-se desde o princípio, porque a convergência nunca se verificou, e as assimetrias continuaram a existir apesar de todas as promessas. A perda da moeda própria, sabe-se hoje, teve consequências bem notórias em tempos de crise, como os que vivemos. 

A solidariedade entre os países da União é talvez o factor mais questionável. As ajudas económicas, a que chamam planos de resgate, não passam de empréstimos muito bem remunerados que são concedidos em troca de perda de soberania. 


Esta Europa em que os países são tratados de maneira diferente em problemas da mesma natureza, não é a Europa que nos prometeram, e que nunca nos permitiram referendar. Talvez agora todos percebam porque nos impediram sempre de dar a nossa opinião. 

Eu recuso-me a fazer parte de uma comunidade em que os meus direitos são inferiores aos de outros parceiros.

CARTOON
 Herói

FOTOGRAFIA
By Palaciano

By Palaciano

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que os portugueses gostam de ser considerados da sgunda divisão europeia de cidadãos? Eu não gosto e se o governo nada tem a dizer a isto então que se demita, se tiver coluna vertebrada, que eu já tenho dúvidas que alguma vez tenha tido.
bjos da Sílvia

Anónimo disse...

A derrota no Europeu foi-nos fatal...
Lol

AnarKa