sexta-feira, maio 04, 2012

O LIBERALISMO TEM CONSEQUÊNCIAS

Uma das consequências do liberalismo levado ao extremo, como tem sido levado a cabo nos últimos tempos, é a completa desregulação dos mercados. 

A desregulação é evidente no mercado de trabalho, no mercado de capitais e até nos mercados de bens de consumo. A ideia de que os mercados se podem regular a si próprios é uma falácia, bem como a criação de autoridades para regular a concorrência, que já mostraram a sua ineficácia, como se pode constatar nas áreas dos combustíveis e das telecomunicações, onde os preços são iguais até ao cêntimo. 

Além dos preços de venda, a regulação também não funciona bem nas margens de comercialização dos produtos, onde as grandes distribuidoras dominam completamente, afectando tanto os produtores como os consumidores, valendo-se da sua posição dominante no mercado. 

O caso Pingo Doce é um bom exemplo do que pode causar a completa desregulação de horários de trabalho, da falta de fiscalização das grandes distribuidoras, e até das margens de comercialização desde a produção até aos consumidores.

A falta de regulação dos mercados tem originado a canibalização dos mesmos, onde apenas os grandes conseguem singrar, e o resultado são as inúmeras falências dos pequenos produtores e comerciantes, e o desemprego galopante daí resultante. Destes aspectos poucos gostam de falar, numa altura em que as carteiras estão vazias.

Não basta virem dizer-nos que há produtos em que as grandes superfícies lucram mais de 50%, porque isso simplesmente não devia acontecer, muito menos em bens de primeira necessidade.
 
FOTOGRAFIA
By Palaciano
CARTOON
Ricos e Pobres

5 comentários:

Anónimo disse...

Sem regulação isto é uma selva onde apenas os grandes têm lugar e aos outros não resta senão servir.
Bjos da Sílvia

São disse...

No mei disto tudo, eu ainda gostaria de saber de António, que tinha blog e possuía uma pequena empresa...é que ele era defensor da mão invísivel que regularia os mercados e eu disse-lhe sempre que estava enganado!

Para mim, faliu.Coitado!

Bom final de semana

Elvira Carvalho disse...

A nossa esperança é que os grandes se degladiem entre si. Pode ser que assim o pobre consumidor possa encher a barriga mais barato.
Um abraço e bom fim de semana

maceta disse...

os que julgam que estão a poupar agora pagarão as promoções a seguir...

abraço

Anónimo disse...

CETADOIDOOOOO