sábado, abril 28, 2012

HUMILHAÇÃO

Há quem diga que os sacrifícios são necessários, que são impostos pela troika, que não se está a ir além do que a troika recomendou. Outros dizem que se está a ir para além do que a troika estipulou, e que já se ultrapassou o limite do aceitável. 

A austeridade em si mesma não leva à solução dos nossos problemas, pelo contrário agrava-os começando pelo desemprego e continuando pelo definhar da economia. Agora que são evidentes os resultados desta austeridade tão do agrado da senhora Merkel, já se ouve não só o senhor Stiglitz, mas até empedernidos apoiantes da receita, a proclamar que continuando a seguir esta receita a própria Europa caminha para o suicídio. Entretanto aqui em Portugal os trabalhadores continuam a ser humilhados, com aumentos de impostos e taxas, perdas de direitos laborais e sociais, e cortes nos salários como se fossem eles os responsáveis pelo estado a que o país chegou. 

Nas cadeiras do poder, político e económico, revezam-se os mesmos que levaram o país quase que à bancarrota, impávidos e serenos como se não tivessem culpas no cartório. Saltam de um poleiro para o outro sem nunca serem responsabilizados pelo mal que fizera. 

Triste povo este que não condena quem nos desgraçou e se verga aos discursos de inevitabilidades e de emergência nacional, sem se revoltar e gritar bem alto o que lhe vai na alma. A dignidade deste povo está a ser espezinhada, só não se sabe é por quanto tempo mais.

CARTOON

5 comentários:

Pintor Zueira disse...

Estamos no século XXI ou na pré(stroika)? Estes que nós humilham de facto não sabem a força que podemos exercer também contra eles. Mas para isso precisamos medir os sacrifícios. Pois se morrermos antes de pouco adiantará a vontade de lutar. Lembrem-se que os humildes estão em maior número mas nestas horas o precisa ser gigante é a inteligência...

São disse...

As ilustrações estão impressionantes, especialmente a segunda.

Eu costumo dizer que a responsabilidade maior da situação é do bom povo português, domesticado desde a inquisição e que nada faz para se liberatr do jugo...ainda ficando muito irritado com quem não se deixa enganar!!


Bom final de semana.

Anónimo disse...

Há por aí muita gente que finge não ter votado nesta malandragem, mas que colocou o seu voto no saco deles.
A escolha de imagens foi muito feliz.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

Cada qual tem o que merece e se continuam votando sempre igual...

LUIZ

C Valente disse...

Mas quem acredita nestes políticos,
Veja-se o que vem hoje nos jornais, uma vergonha, no mínimo
Saudações amigas e bom domingo