segunda-feira, janeiro 02, 2012

PORTUGAL VERSUS DINAMARCA

Acabei o ano de 2011 lendo umas comparações entre o que se passa em Portugal e na Dinamarca, país de onde vem o senhor Poul Thomsen, representante do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em todos os aspectos analisados, mercado laboral, arrendamento, carga fiscal, e saúde, é fácil para qualquer leitor constatar, mesmo que desconhecendo a realidade no terreno, que a balança pende claramente para o lado da Dinamarca e dos dinamarqueses.

Quando a troika e o senhor Blue Eyes fala da liberalização do mercado laboral, nunca temos um governante português a contrapor com a protecção social dos desempregados. Ao falar do arrendamento e das medidas para a sua liberalização, não se refere o nível de rendimentos do arrendatário nem a ajuda estatal, porque não é conveniente.

Quanto à carga fiscal, que até é semelhante na sua globalidade, nunca se diz que os direitos sociais na Dinamarca são muito superiores aos que alguma vez tivemos por cá, mesmo antes da crise.

No campo da Saúde, e mesmo da Justiça, que são fulcrais nas medidas exigidas pela troika, omite-se que o acesso à saúde é grátis e o meso acontece na justiça, onde as custas só são aplicadas aos que prevaricam, ainda que em todo o processo a igualdade de meios esteja garantida.

Mr. Blue Eyes nunca é confrontado com a realidade do seu país ou por ignorância dos nossos negociadores ou por pura incompetência dos nossos governantes, que não sabem defender os mais altos interesses dos portugueses. Seja qual for a realidade, isso em nada abona sobre a qualidade dos governantes portugueses.


FOTOGRAFIA

PINTURA

4 comentários:

zeparafuso disse...

Só são feitas comparações com quem interessa ( para nos tapar os olhos), ou só se copia o que pode prejudiacar os portugueses. O que poderá beneficiar, de qualquer forma, os portugueses, não é para comparar, nem copiar. Em Portugal todos, todos, os governantes ou aspirantes a futuros governantes enveredam pelo caminho mais fácil. Criar novos impostos, que o pessoal paga. Cortar na saúde que o pessoal, facilita.
Abraço do Zé (o outro)

zeparafuso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A ignorância e o servilismo daquela malta até aflige.
Bjos da Sílvia

São disse...

Que mais dizer que concordo totalmente?

Bom ano.