quinta-feira, janeiro 05, 2012

A INIQUIDADE FISCAL

A propósito do caso da deslocalização fiscal da Jerónimo Martins, para a Holanda, foi muito interessante ouvir os comentários dos nossos especialistas e comentadores ouvidos pela comunicação social que temos.

Todos percebemos que a deslocalização fiscal desta empresa visa claramente poupar dinheiro com os impostos. Quem pudesse ter dúvidas sobre as intenções, penso que ficou esclarecido com o profuso rol de argumentos ouvido.

O que é revoltante, para mim, é que quase todos os comentadores dizem que é devido aos altos impostos praticados em Portugal, que as holdings empresariais nacionais fogem para o estrangeiro procurando regimes fiscais mais favoráveis.

Se os impostos são demasiado altos em Portugal, porque é que os mesmos comentadores não o dizem também sobre os impostos que são cobrados aos trabalhadores por conta de outrem, aos reformados e às pequenas empresas? Porque é que percebem e até apoiam os aumentos de impostos sobre os mais “pequenos” e são tão compreensivos para com os mais poderosos?

Depois da saúde para pobres, do arrendamento para pobres, agora temos a justiça fiscal para pobres, que são todos aqueles que não têm as benesses instituídas para as holdings, nem podem fugir com os seus rendimentos para países com fiscalidades mais amigas.

FOTOGRAFIA

3 comentários:

Miguel Gomes disse...

Retribuindo os votos de um feliz 2012, sem crises, mas acima de tudo, sem políticos de profissão.
Abraço,
ZMiguel

maceta disse...

sem considerar que o tempo Socas era bom ( fez das dele...)tudo quanto já aconteceu com esta seita seria tema de crítica e de sova em grande escala... até mesmo os media estão feitos com esta seita!

abraço

Anónimo disse...

Os pequenos não contam para gente vendida ao caroço.
Lol

AnarKa