quarta-feira, agosto 31, 2011

RESPONSABILDADE

Um dos maiores problemas da nossa sociedade prende-se com a responsabilidade de cada um nos actos que praticamos. É sabido que todos os actos que praticamos têm consequências e que portanto cada um tem que saber que é responsável pelos seus actos.

Se na nossa vida particular as coisas se reflectem em geral na esfera da vida pessoal, no campo laboral e no político as consequências podem atingir terceiros.

No âmbito laboral as más práticas são sancionadas legalmente e quem incorra em más práticas sofre as consequências, que podem atingir o despedimento e a indemnização de quem tenha sofrido prejuízos na consequência desses actos.

O que acontece na política é a mais completa impunidade e a falta de responsabilização de quem prejudica claramente os cidadãos e as instituições que tutelam.

Estou farto de ouvir falar em buracos orçamentais, em dívidas de empresas geridas pelo Estado e em sacrifícios para pagar toda esta incompetência, má gestão, ou mesmo gestão dolosa, sem que haja uma só condenação dos responsáveis.

Estou farto dos buracos da Madeira, da RTP, das PPP, do Metro, da TAP, da Carris, e de tantas outras empresas e sectores públicos, até porque não fui eu que nomeei os seus gestores, nem nunca tutelei esses sorvedouros. Porque é que não há responsáveis por tudo isso?

A lógica partidária nunca permitirá a responsabilização dos verdadeiros culpados, mas terá sempre o desplante de me vir cobrar ainda mais para tapar as suas sucessivas asneiras, mantendo o privilégio de impunidade dos seus pares.



FOTOGRAFIA


CARTOON




terça-feira, agosto 30, 2011

A CARIDADEZINHA

As medidas adoptadas por este governo para resolver os problemas económicos que o país atravessa, podem ser os recomendados pela troika, e apoiados pelos melhores economistas, mas não irão produzir os resultados que nos prometem.

O país empobrece a cada dia que passa. Os ricos enriquecem nestes dias de recessão. Os bancos e os especuladores que nos conduziram a isto continuam a ser protegidos, apesar dos lucros que têm.

Perante este cenário, os portugueses que vivem do seu trabalho e das suas pensões, são ameaçados com mais desemprego, com cortes nas prestações sociais, com diminuições de salários e pensões, e com mais impostos.

Com a miséria a atingir cada vez mais pessoas, ressurge a sopa dos pobres, os cabazes de sobrevivência, as tarifas eléctricas para pobres, e agora também o passe para os necessitados. Chamam a isto, medidas sociais, mas para mim isto é caridadezinha.

Um destes dias ainda veremos todos os que necessitam de ajudas sociais, a usar uma marca que os distinga dos restantes, porque agora já é preciso mostrar a declaração de rendimentos para obter os novos passes sociais.

Podem chamar-me cínico ou mesmo idealista, mas sempre fui um adepto do lema “ não dês o peixe; ensina a pescar”. O que os portugueses precisam é de mais trabalho, e não de esmolas.


CARTOON


MÚSICA


FOTOGRAFIA
Blue by Palaciano
1.244

segunda-feira, agosto 29, 2011

FINAL DE FÉRIAS

São muitos os portugueses que estão a voltar de férias, inclusive alguns políticos, mas ainda faltam alguns dias para muitos se aperceberem dos apertos que aí vêm.

Por agora apenas vamos ouvindo falar de algumas das habituais tropelias em que a nossa classe política e outras afins, são pródigas mas que vão animando as páginas dos jornais.

Soube-se que alguém das secretas andou a controlar os telefonemas dum jornalista, e que as coisas pelos serviços secretos nacionais andam um pouco descontroladas, havendo fugas e comportamentos muito suspeitos, que nos deixam muito pouco sossegados com os serviços que deviam zelar pela segurança e pelos interesses da nação.

Veio também a lume o número incrível de nomeações feitas pelo governo em apenas dois meses, aproximadamente 500, que nos faz temer que o recorde do anterior possa ser batido até ao final do ano.

Enfim, tudo na mesma como já se temia, mas com tendência para se agravar há medida que o tempo passa. Quando os portugueses começarem a perder o bronze ganho nas praias do Algarve e da Costa da Caparica, é que vão ser elas. Até lá vamos acompanhando as notícias.


CARTOON


FOTOGRAFIA
Anjo by Palaciano

sábado, agosto 27, 2011

POESIA

Casa de sol onde os animais pensam

erguida nos ares com raízes na terra
ampla e pequena como um pagode
com salas nuas e baixas camas
casa de andorinhas e gatos nos sótãos
grande nau navegando imóvel
num mar de ócio e de nuvens brancas
com antigos ditados e flores picantes
com frescura de passado e pó de rebanhos
ó casa de sonos e silêncios tão longos
e de alegrias ruidosas e pães cheirosos
ó casa onde se dorme para se renascer
ó casa onde a pobreza resplende de fartura
onde a liberdade ri segura


de Voz Inicial(1960)

António Ramos Rosa



FOTOGRAFIA
By Palaciano

CARTOON


quinta-feira, agosto 25, 2011

RAMALHO ORTIGÃO

…A gente rica veste os seus filhos de veludo, com meias de seda e plumas no chapéu. Há tipos calabreses, escoceses, marinheiros, boleeiros... A gente pobre, que não pode adoptar integralmente os modelos consagrados na mascarada das crianças burguesas, veste os seus pequenos de cães sábios. – O que é de uma iniquidade verdadeiramente horrível, porque, enfim, ninguém pode evitar que os nossos filhos sejam os herdeiros forçados das nossas enfermidades e das irregularidades das nossas feições, mas é demais abusar dos direitos da paternidade até ao ponto de converter uma criaturinha graciosa e simpática no cabide irrisório das depravações artísticas do nosso gosto!

Ide ver as crianças, como nós as temos visto, aos domingos de tarde no passeio da Estrela ou em S. Pedro de Alcântara. Lá encontrareis os meninos vestidos de colegiais franceses, de guardas-marinhas ou de empregados do caminho de ferro, de postilhões, de huguenotes, de puritanos, e, sobre isto, as compósitas das toilettes de capricho, em que o hediondo toma profundidades de expressão prodigiosamente alucinantes: as botas cor de pulga com atacadores encarnados e biqueiras de verniz, chapéu de palha atado por baixo da barba com um laço de fita, vestido verde e paletó encarnado, coisas medonhamente semelhantes ao trajo de um macaco que dança ao som de um realejo…

In “As Farpas” – Os nossos filhos, em casa, na rua, no passeio, no liceu, no colégio, Outubro de 1871


FOTOGRAFIA


CARTOON


quarta-feira, agosto 24, 2011

UMA QUESTÃO DE MOEDAS

Não me costumo imiscuir em assuntos de economia por não ser essa a minha área, mas conheço, por mero acaso, a Lei de Gresham, que disse em 1558 que “ a má moeda expulsa a moeda boa”.

O tal senhor inglês quis dizer muito simplesmente que em caso de suspeita sobre o real valor duma moeda, os agentes económicos tendem a amealhar outra moeda credível, desfazendo-se daquela sobre cujo valor desconfiam, substituindo assim em termos de circulação, a moeda boa pela moeda má.

Em Portugal também se constroem conceitos igualmente manhosos, no que se refere a problemas ligados à economia.

Imagine-se um responsável político, que afirma sem qualquer pudor, que o aumento do IVA na electricidade e no gás (em Portugal), serve para harmonizar os impostos com a média europeia. O que é que se pode dizer a esse senhor?

Que não temos quase nada harmonizado com as médias europeias, começando pelos salários, mas duvido que esse senhor repare nisso. Também se podia falar na falta de harmonização dos impostos que incidem sobre os produtos petrolíferos e sobre os automóveis, mas também duvido que ele desse por isso.

Eu percebo que um engenheiro possa ter alguma dificuldade em assuntos de economia, porque eu também tenho, mas Carlos Moedas é secretário de Estado adjunto, e não lhe fica bem dizer coisas destas, porque os portugueses podem ser calmos e até simples, mas não gostam de ser tomados por parvos.


CARTOON


FOTOGRAFIA


segunda-feira, agosto 22, 2011

OS TUBARÕES NO ALGARVE

Uma das notícias interessantes destas férias de Verão foi sem dúvida a de se terem avistado dois tubarões numa praia algarvia, o que levou à evacuação dos banhistas que estavam na água, como mera medida de prevenção.

Quando ouvi esta notícia na televisão, confesso muito sinceramente que era apenas uma piada bem construída, numa altura em que as notícias escasseiam e os políticos estão a banhos.

Esta mente retorcida ficou logo a magicar que alguém se tinha aproveitado da estadia de algumas figuras gradas da nossa sociedade, da finança ou da política, numa qualquer praia do Algarve, para no gozo, claro está, sugerir que os restantes banhistas podiam correr alguns riscos ao irem para a água na sua companhia.

Enfim, o peixe miúdo até entra na cadeia alimentar dos grandes predadores do oceano!


FOTOGRAFIA
By Palaciano

CARTOON

1.239

domingo, agosto 21, 2011

TEXTO D'OUTREM

..."Despeitados, como naturalmente sahimos do leilão Cordeiro, imaginem se nos daria prazer ou não a noticia da morte violenta e affrontosa de que foi victima o mais bello gato de sua magestade!

Escolhido em Paris, expressamente para a senhora D. Maria Pia, pela competencia unica do grande especialista o pintor Lambert, esse gato de, uma belleza e de uma magestade digna dos versos de Beaudelaire, contrahira em palacio uma especie de tinha, que obrigou os physicos da real camara a raparem-o á escovinha.

Foi n'esse estado de tonsura, desfigurando o aristocratico animal até o ponto de o fazer confundir com um simples individuo de telhado, que um dos vigilantes e zelozos camareiros de sua majestade, surprehendeu ha dias o interessante enfermo no acto de tasquinhar na copa uma costelleta destinada ao inviolavel almoço do monarcha. Ora todas as pessoas versadas nas praticas da côrte, por mais perfunctoriamente que seja, sabem muito bem que para todos os fins da etiqueta e da devoção ás reaes pessoas, uma costelleta destinada á refeição do principe é absolutamente a mesma coisa que seria o proprio principe, panado, e posto n'um prato com uma rodella de limão em cima, tão real e perfeitamente como estaria no solio com a sua corôa na cabeça e o seu sceptro em punho.

O camareiro pois, vendo seu augusto amo tão vil e perversamente mordiscado por aquelle que Lambert escolhera para fins de certo mais abstinentes e mais respeitosos, o camareiro—dizemos—acceso em zelo pela inviolabilidade da real pessoa encarnada na especie eucharistica de costelleta, foi pé ante pé, e, de surpreza, apoderando-se do inimigo pela ponta da cauda, rejeitou-o por uma janella á distancia kilometrica que em todas as monarchias solidamente constituidas deve sempre medear entre o cheiro das saborosas costelletas dos principes e os appetites caprichosos dos gatos das princezas. Bem feito!"

Excerto de "As Farpas"


Imagem DAQUI

sexta-feira, agosto 19, 2011

ANÍBAL, O GOZÃO

Hoje não estou a pensar no Aníbal que foi um grande general e que incluiu elefantes no seu exército. Esse foi um grande estratega e foi uma inspiração para outros que vieram depois dele, como Napoleão e o duque de Wellington.

Como diz o nosso povo, “Marias há muitas”, e certamente que também haverá uma boa quantidade de indivíduos com o nome de Aníbal.

Por cá temos um Aníbal, que também é Cavaco Silva, e que de vez em quando nos brinda com umas declarações, que para uns devem ser inspiração, e para outros não passam de vulgaridades, para não dizer mesmo, piadas.

As últimas declarações conhecidas dizem que ele “aposta em turismo de qualidade”. Se estas declarações fossem lidas fora do contexto, talvez viessem explicar o aumento do IVA que atingirá a alimentação e portanto, a restauração e a hotelaria.

Lendo atentamente a notícia, ficamos a saber a opinião do Presidente da República, no Facebook claro está, e aí se lê que “foram cometidos erros em matéria de ordenamento do território” mas também que encontra “nos autarcas uma vontade firme de os reparar”.

Algarvio de nascimento, Cavaco Silva fala quase só do Algarve, e que além de olvidar o resto do território, diz acreditar que os portugueses “estão plenamente conscientes das dificuldades” que o país enfrenta, e encoraja-os a “recuperar forças e ânimo” no Verão para um novo período “de coragem e esperança”.

É bonita a defesa, implícita nas suas palavras, do governo de Passos Coelho, mas com todas as diatribes que este tem vindo a praticar, será que nós ainda temos algumas esperanças no futuro próximo? É que segundo o próprio Passos Coelho as coisas ainda vão piorar para o cidadão comum, não ligando a palavras anteriores de Aníbal, que já disse que “há limites para os sacrifícios” pedidos aos portugueses. Lembram-se?

CARICATURA


FOTOGRAFIA


quarta-feira, agosto 17, 2011

CURIOSIDADE

A 30 de Maio de 1834, Joaquim António de Aguiar, apelidado de “Mata-Frades”, promulga uma lei, pela qual declara extintos «… todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares», sendo os seus bens secularizados e incorporados na Fazenda Nacional.

Curiosamente ou talvez não, esta medida foi da autoria do assumido liberal Joaquim António de Aguiar enquanto ministro da Justiça, e visava aniquilar o excessivo poder económico e social do clero, privando-o assim dos seus meios de riqueza e da capacidade de influência política. O clero, como é sabido, havia apoiado o Miguelismo absolutista.

CARTOON


terça-feira, agosto 16, 2011

A ESCALADA

Desde o discurso tanga, para não recuar muito no tempo, ouvimos de todos os governos que temos que pagar mais impostos para o equilíbrio das contas públicas.

A única medida para resolver problemas parece ser o aumento das receitas via impostos, mas o que é curioso é que os serviços não melhoram e também pagamos cada vez mais por eles.

Quando falamos da saúde, lá vem a cantilena de que os meios de diagnóstico, os medicamentos e a aparelhagem estão cada vez mais modernos e mais caros, mas nós também pagamos mais através de taxas e nos últimos 10 anos temos menores comparticipações em cuidados médicos, e mesmo menos médicos, mas isso não parece ser relevante.

Quando se fala do ensino atiram-nos com as novas escolas, mas nunca falam nas que vão fechando, e são mesmo muitas, no custo das propinas cada vez mais alto e no número de professores cada vez menor, factos menores na certa.

Indo para os transportes públicos, falam nos prejuízos das transportadoras, apesar dos aumentos constantes e bem acima da inflação, mas não falam da sua qualidade que vai diminuindo, na sua escassez devido aos cortes de carreiras, nem no insuficiente financiamento que fez aumentar a dívida e os seus encargos.

O que está sempre em cima da mesa são os aumentos de taxas, tarifas e impostos, devido à incompetência e má governação que tem existido, e assim se cria um Estado, ou melhor, se sustentam governos insaciáveis, que já perderam a noção dos limites da paciência e da poupança que os cidadãos podem ter ou podem suportar.

A corda já está mais do que esticada mas ainda querem mais! E se a corda parte?...


CARTOON


FOTOGRAFIA


segunda-feira, agosto 15, 2011

AS FARPAS

O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce. As quebras sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. A renda também diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

In As Farpas (edição de Outubro 2004), Maio de 1871

Nota: As Farpas foram um novo conceito de jornalismo, com ideias, de crítica social e cultural.



FOTOGRAFIA
As estátuas estavam ali mesmo à mão, e vai daí o Zé, com comichão no dedo, disparou e fixou as imagens que aqui vos deixo.



CARTOON


domingo, agosto 14, 2011

CITAÇÃO

" Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem: outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam."

Tolstoi

FOTOGRAFIA


Quando fui a Cascais confesso que não sabia bem se virar a máquina para a baía se para terra. De um e de outro lado via motivos de interesse, por isso virei-me para um e para outro lado sempre que me apeteceu, e fui carregando no botão de disparo à medida que enquadrava algo que na altura me pareceu interessante.




CARTOON


sexta-feira, agosto 12, 2011

A OPOSIÇÃO ENGANOU-SE

Quando se anunciavam mais medidas de contenção anunciadas pelo governo, a oposição veio a correr dizendo que lá vinha o ministro das Finanças anunciar mais cortes em tudo.

Nada como esperar para falar com fundamento, e após o anúncio do ministro ficámos a saber que a oposição se enganou redondamente, e que afinal era tudo ao contrário, porque não foram anunciados cortes mas sim aumentos.

Os portugueses foram para o fim-de-semana alargado mais descansados, porque não há quem não goste de aumentos, não é?

Os portugueses acompanham Vitor Gaspar na sua satisfação com a aprovação da troika, e até já há quem pense em erigir uma estátua do senhor ministro, e outra ainda maior de Passos Coelho, porque afinal o que é bom para a troika deve ser melhor para Portugal.

Última Hora: O autor ouviu posteriormente as explicações do senhor ministro na TVI e ficou esclarecido:

VENHA DE LÁ MAIS UMA BEJECA! HIC...

FOTOGRAFIA


quinta-feira, agosto 11, 2011

O COVEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL

Uma das coisas que eu sempre tive como certa quando Passos Coelho foi eleito como 1º ministro, foi que as suas ideias no que toca à Segurança Social, iriam ser nocivas para os interesses dos portugueses, e iriam também ser o calcanhar de Aquiles deste governo.

Uma das medidas que alguns partidos nacionais negociaram com a troika, a descida da TSU, vai ser o princípio do fim da Segurança Social como a conhecemos, e vai aumentar grandemente o desequilíbrio que já existe entre pobres e ricos, ou entre o capital e o trabalho, se preferirem a terminologia.

Para a descida da TSU, que é a parte que o patronato paga por trabalhador para a Segurança Social, o governo prevê o aumento do IVA, o que vai naturalmente aumentar o custo de vida e, consequentemente as dificuldades das famílias.

Ninguém acredita que o dinheiro que vai ser retirado da SS pela diminuição da TSU, venha a ser restituído pelo Estado via cobrança extraordinária do IVA, numa altura em que as finanças públicas estão no estado em que estão.

Esta medida não vai potenciar o emprego, mas vai certamente aumentar os lucros das entidades empregadoras, descapitalizando a SS, originando cortes em todas as prestações sociais, muito para além do que já acontece neste momento.

Uma das frases que é apropriada para este momento, e que é muito velhinha, é esta: «A pobreza é má conselheira».


FOTOGRAFIA
Bem no final das férias passei por Cascais e tirei umas quantas fotografias, das quais destaco hoje estas duas.



CARTOON


quarta-feira, agosto 10, 2011

QUEM FOI IMHOTEP

Viveu durante a Terceira Dinastia egípcia, na corte de Djoser, desempenhando diversos cargos sendo que o mais conhecido será porventura o de arquitecto, sendo-lhe atribuída a Pirâmide Escalonada, o monumento mortuário de Djoser.

Além de arquitecto, Imhotep foi também escriba, sacerdote, filósofo, poeta astrónomo e mago. A magia à época era praticada em paralelo com a medicina, confundindo-se de certo modo.

Imhotep foi elevado à categoria de divindade, não só no Egipto mas também na Grécia e em Roma, devido sobretudo aos seus feitos na área da medicina. Na Grécia chegou a ser equiparado a Asclépio, o deus da medicina.

Esquecido durante muitos séculos seria Sir William Osler a “recordar” os feitos de Imhotep na área da medicina, não só diagnosticando e tratando cerca de duas centenas de enfermidades, mas também extraindo medicamentos a partir de ervas.

Segundo Osler, Imhotep seria conhecedor da posição e função dos órgãos vitais bem como da circulação sanguínea o que é simplesmente fantástico.



Foto da Net

CARTOON


terça-feira, agosto 09, 2011

É A ECONOMIA...

As opiniões mudam à medida que o tempo passa, ainda que os problemas sejam os mesmos e já tenham sido identificados por algumas pessoas.

Há bastante tempo se sabia que o sistema económico actual estava em risco devido à falta de resposta adequada e atempada das instituições responsáveis. Os problemas iam surgindo e as respostas tardavam e tomavam aspectos que eram completamente errados.

Quando algumas vozes se levantaram dizendo que as receitas eram potenciadoras de uma recessão que ainda iria piorar os problemas, não se ouviu uma sequer voz do poder instituído, e dos analistas políticos e económicos nacionais e europeus, a pronunciar-se nesse sentido.

Hoje já se ouvem os “especialistas” a dizer que o euro está em sério risco, que a economia vai a caminho de uma grave recessão, e que o sistema monetário mundial está à beira do colapso.

Enquanto os dirigentes mundiais se desdobram em telefonemas e outros contactos, e os nossos dirigentes vão para férias, não se ouvem enunciar medidas para relançar a economia, que no fundo é a única receita sensata a equacionar.


FOTOGRAFIA
Tirei estas fotografias na mesma localidade, enquanto me abastecia de boa água e comia um gelado em tarde de calor. Infelizmente as férias já se acabaram e agora restam apenas as fotos
.


CARTOON


segunda-feira, agosto 08, 2011

MODA DESTE VERÃO

Não sei se todos terão reparado mas está na moda dizer-se que os portugueses vão ter que fazer grandes sacrifícios, e de seguida partir-se para férias.

Não sei se existe algum síndroma da laranja, mas isto passou-se com Cavaco Silva, primeiro, e depois foi a vez de Passos Coelho.

Não deve ser nada de muito grave, até por ficámos por cá com o infatigável defensor do laranjal, Marcelo R. de Sousa, que mesmo a banhos no Algarve, se mantém atento cobrindo com a sua lábia todas as asneiras que o governo vai fazendo.

Depois das férias é que vamos ver se ainda há quem se deixe embalar nas cantigas, ou se pelo contrário o clima vais “aquecer” e o pessoal começa a protestar.


FOTOGRAFIA


CARTOON

sábado, agosto 06, 2011

IMAGENS DE UM LOCAL DE FÉRIAS

As férias servem para descansar e essa foi a principal preocupação quando se escolheram os locais desse descanso.

Este foi um dos locais escolhidos, que alguém já desvendou, mas que nunca é demais deixar aqui em fotografias tiradas pelo Zé.



CARTOON

sexta-feira, agosto 05, 2011

RECORDAÇÕES

Aqui já se venderam lembranças. O tempo passou e já só restam as recordações de quem por aqui passou há algumas décadas.

Não muito longe, pode ver-se este bonito hotel que mantém a sua bela silhueta e mostra uma vitalidade invejável.

Esta é a imagem lateral do edifício que se vê na fotografia anterior, e que justifica bem o que eu disse antes.

CARTOON