sábado, dezembro 10, 2011

QUE ACORDO?

Fiquei algo perplexo com o agrado com que alguns políticos e comentadores receberam o “acordo” conseguido nesta Cimeira Europeia.

Os dados são ainda limitados mas gostaria que alguém me explicasse em que é que Portugal vai beneficiar com este reforço da disciplina orçamental e com a chamada governação económica.

Pelo que entendi haverão penalizações para quem não cumpra um determinado défice, que pelos vistos querem ver plasmados na Constituição de cada país, e os orçamentos nacionais terão de passar pelo crivo europeu antes de serem aprovados nos parlamentos nacionais.

Estas matérias são intrusivas, na linguagem da Cimeira, ainda que a mim me pareçam abusivas para não ser indelicado. Não vejo como é que um Estado soberano se pode sujeitar a estas exigências e à menorização dos parlamentos nacionais.

Se a forma me parece inaceitável, o conteúdo também não me parece nada favorável a Portugal, pois não vejo em lado nenhum qualquer abertura para ajudar ao crescimento de que necessitamos como de pão para a boca. Vejo apenas defendidos os interesses imediatos das grandes economias, e nada mais.

Não sei o que é que passos Coelho traz desta Cimeira, mas para mim fica a sensação de que será uma mão cheia de nada, e a vontade de mudar a Constituição a troco de outra mão também sem nada.


FOTOGRAFIA
By Magdalena Campomenosi

CARTOON

7 comentários:

Anónimo disse...

Um acordo masoquista, só pode!
Bjos da Sílvia

Fada do bosque disse...

A Islândia está já a crescer. É a diferença de ter políticos com escrúpulos... porque de resto, temos traidores na governação em Portugal. Aliás desde o 25 de Abril que estes gabirús estão no poder. O País tresanda a putrefacção e está em vias de decomposição.
Um abraço

Pata Negra disse...

Acordo?! Acordem! De acordo em acordo até já não termos direito a acordar! Quem manda é a merkel, os outros são apenas bonecos para comporem a fotografia!
Um abraço acordado

Isamar disse...

Sinto-me vilipendiada, humilhada, cada vez mais desiludida com o caminho que estamos a tomar. A dependência económica traz todas as outras dependências e eis-nos num momento crucial para que deixemos de ter mão na nossa governação. Que venha o escudo, que venha a reanimação da nossa agricultura, da nossa pesca, da nossa indústria, do pequeno comércio. Com sacrifício para todos nós! Mas afinal não estão a exigir-nos cada vez mais sacrifícios, todos os dias, sabe-se lá para quê?
Vamos acordar! Abrir os olhos!

Bem-hajas, amigo!

Abraço fraterno

Luma Rosa disse...

Fico na torcida por Portugal, por também ser cidadã portuguesa, mas infelizmente não estou ambientada para comentar sobre o fato. Entristeço por saber que o povo português não escolheu como devia os seus gestores. Bom fim de semana! Beijus,

tulipa disse...

UI...
vai lá vai...
isto é só passos e coelhos, por aqui.
Estou farta dessa gente.
Só cá venho porque gosto de ti Xamuar Amigo...
política não quero ver nem ouvir, já chega senti-la na pele!!!

Também gosto da fotografia e do cartoon.
AH...e, também gosto de ler alguns comentários que aqui deixam:
1 - A Islândia está já a crescer. É a diferença de ter políticos com escrúpulos...
2 - Que venha o escudo, que venha a reanimação da nossa agricultura, da nossa pesca, da nossa indústria, do pequeno comércio. Com sacrifício para todos nós! Mas afinal não estão a exigir-nos cada vez mais sacrifícios, todos os dias, sabe-se lá para quê?
3 - Entristeço por saber que o povo português não escolheu como devia os seus gestores
APOIADO!!!

Bom Domingo.
Beijo.

São disse...

Não aceito que os estrangeiros, quem quer que sejam, me venham obrigar a colocar seja o que for na Constituição!!

Um bom resto de domingo.