segunda-feira, novembro 14, 2011

UMA EUROPA POUCO DEMOCRÁTICA

A crise económica que tem atravessado todo o mundo ocidental tem causado diversas mossas em diferentes países, sendo que há uma que é ainda mais preocupante do que a própria crise, que é a suspensão da própria Democracia.

Ninguém chora a queda de Papandreou ou de Berlusconi nos seus países, mas na realidade eles não foram “corridos” pelos eleitores mas sim pelos mercados. A sua substituição por tecnocratas não eleitos é preocupante, porque não resulta de nenhum processo democrático.

Mesmo em Portugal estamos a assistir a uma “suspensão” da Democracia com o caso dos cortes dos subsídios de férias e Natal dos funcionários públicos e dos pensionistas, ao arrepio da Constituição, alegando-se um estado de emergência nacional, para “driblar” os preceitos constitucionais.

Esta Europa que se arroga de democrática, comporta-se de um modo muito pouco democrático, não só nestes casos específicos, mas também no modo como tem permitido que dois países decidam a seu bel-prazer os destinos dos restantes membros daquilo a que chamam União Europeia.

IMAGEM NOJENTA
Imagem tirada da Net

FOTOGRAFIA

3 comentários:

Anónimo disse...

Europa democrática? Isso foi o sonho que nos tentaram impingir, mas se nem nos autorizaram a referendar esta trampa, como é que alguém pensou que isto era democrático?
Lol

AnarKa

São disse...

Coloquei também essa imagem no "são", mas sem a acompanhar com a beleza de uma flor...

Acho que a Democracia começa a estar em verdadeiro risco, uma vez que são os mercados (essa entidade acima de tudo e com cada vez mais poder) quem faz e desfaz Governos.

Boa semana.

Daniel Santos disse...

tudo vai melhorar. Sim, a senhora chanceler quer um governo europeu... lindo!