sexta-feira, novembro 18, 2011

OS AGIOTAS

Os agiotas são geralmente procurados por quem não consegue crédito nos circuitos normais, sejam eles nacionais sejam internacionais.

Portugal devido à má classificação da sua dívida foi forçado a recorrer a entidades externas que não estão no circuito normal do crédito, o que se traduziu no tão falado protocolo com a troika.

Aquilo que nos disseram é que se tratava de uma “ajuda”, mas na verdade trata-se de um empréstimo feito por três entidades distintas, que obtêm esse dinheiro a um juro muito baixo e nos emprestam esse mesmo dinheiro cobrando um juro substancialmente superior, mas que também nos forçam a medidas várias, por eles impostas.

Por tudo isto pode afirmar-se que a troika se está a comportar como os agiotas e que está a praticar aquilo que se convenciona chamar de usura.

CARTOON

3 comentários:

São disse...

Oa cartoons estão estupendos!

Quanto ao texto, põe o dedo na ferida, sem dúvida.

Uma noite bem passada.

Pata Negra disse...

Obrigado pelo porco do cartoon. O Homem é amigo dos animais, come-os! A troika é nossa amiga porque gosta da nossa carne. Amigos não são os que nos emprestam dinheiro a juros altos! Amigos não são aqueles que vendem o país a juros altos! Amigos são aqueles que valorizam a força do nosso trabalho e acreditam que o país só irá bem se nós estivermos bem! Eles não são só agiotas, são proxenetas!
Um abraço em tempo de arrêdo da coisa blogosférica

Anónimo disse...

Amei os bonecos que nos dizem tudo o que estamos a viver.
Bjos da Sílvia