quarta-feira, outubro 12, 2011

OS INDIGNADOS

O movimento alastra por todo o mundo e já se tornou bastante visível e actuante no ocidente, apesar de alguns políticos o menosprezarem e alguma comunicação social não acompanhar as suas acções nem divulgar os motivos da indignação.

Já há quem diga que este movimento é o resultado da falta de esperança de boa parte dos cidadãos, perante o aumento constante das assimetrias sociais. Talvez se possa dizer que muitos se sentem impotentes perante o avolumar das desigualdades, mas há quem não esteja disposto a assistir de braços cruzados.

Não será a “Geração Beat” de Jack Kerouac, mas é certamente um movimento de gente inconformada com o estado das coisas, que não serão como os beatniks dos anos 50, mas que também saberão apontar o dedo às injustiças, e tentarão influenciar a mudança.

Não gosto da designação de “Geração Perdida”, com que alguns pretendem rotular os indignados, e espero que saibam lutar por ideais e não se percam no caminho da mudança.

CARTOON

6 comentários:

elvira carvalho disse...

Quem dera amigo, quem dera.
Um abraço e um bom dia.

Anónimo disse...

Não é apenas uma geração que está indignada, são várias. O que é saudável neste movimento é que os jovens e os não enquadrados politicamente estão a tomar a liderança, e a participar politicamente na tentativa de mudar o sistema.
Bjos da Sílvia

zeparafuso disse...

Geração? Uma? Quantas? Em algumas era porque se vivia em ditadura...noutras por se caminhar para lá...outras porque acreditavam em democracia...outras porque acreditavam que passavam a viver melhor, que o futuro (?) seria risonho (?).... outras... porque...porque...gostam de ser enganadas.
Abraço

maceta disse...

é assim que nascem as revoluções...

abraço

menvp disse...

Votar em políticos não é passar um 'cheque em branco'!!!
O Presidente da República pode vetar uma lei... sem querer derrubar o governo!!!
Os contribuintes devem poder vetar uma despesa com a qual não concordam... sem querer derrubar o governo!!!

Democracia verdadeira, já!

Leia-se: DIREITO AO VETO de quem paga (vulgo contribuinte):
- blog fim-da-cidadania-infantil.
{um ex: a nacionalização do negócio 'madoffiano' BPN nunca se realizaria: seria vetada pelo contribuinte!}

Graça Pereira disse...

Quem vê televisão sabe que os "Indignados" são de todos os quadrantes e nem o "mal de muitos é conforto" os sossega...E quem pode ter sossego?
Concordo em parte como que diz o Zeparafuso...afinal, através dos tempos, caminhámos sempre para alguma coisa mas, talvez não tenhamos nunca passado por este "descaramento"...Tomei uma decisão: não leio mais jornais e não oiço noticiários!! A ignorância tráz tantas vezes, felicidade!! E tudo isto , antes que me dê um treco...
Beijo e bom fds.
Graça