quarta-feira, agosto 10, 2011

QUEM FOI IMHOTEP

Viveu durante a Terceira Dinastia egípcia, na corte de Djoser, desempenhando diversos cargos sendo que o mais conhecido será porventura o de arquitecto, sendo-lhe atribuída a Pirâmide Escalonada, o monumento mortuário de Djoser.

Além de arquitecto, Imhotep foi também escriba, sacerdote, filósofo, poeta astrónomo e mago. A magia à época era praticada em paralelo com a medicina, confundindo-se de certo modo.

Imhotep foi elevado à categoria de divindade, não só no Egipto mas também na Grécia e em Roma, devido sobretudo aos seus feitos na área da medicina. Na Grécia chegou a ser equiparado a Asclépio, o deus da medicina.

Esquecido durante muitos séculos seria Sir William Osler a “recordar” os feitos de Imhotep na área da medicina, não só diagnosticando e tratando cerca de duas centenas de enfermidades, mas também extraindo medicamentos a partir de ervas.

Segundo Osler, Imhotep seria conhecedor da posição e função dos órgãos vitais bem como da circulação sanguínea o que é simplesmente fantástico.



Foto da Net

CARTOON


4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante o post. Gosto de história e gosto de textos que ensinem alguma coisa.
Um abraço

Anónimo disse...

Só conhecia o nome dos filmes da Múmia, e estava ligado a um personagem maléfico.
Obrigada, Zé.
Bjos da Sílvia

São disse...

Sakara vi do avião, quando começou a baixar sobre o Cairo...

Fez bem em colocar um texto tão informativo

Abraços

Daniel Santos disse...

eu gostei.