quinta-feira, agosto 11, 2011

O COVEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL

Uma das coisas que eu sempre tive como certa quando Passos Coelho foi eleito como 1º ministro, foi que as suas ideias no que toca à Segurança Social, iriam ser nocivas para os interesses dos portugueses, e iriam também ser o calcanhar de Aquiles deste governo.

Uma das medidas que alguns partidos nacionais negociaram com a troika, a descida da TSU, vai ser o princípio do fim da Segurança Social como a conhecemos, e vai aumentar grandemente o desequilíbrio que já existe entre pobres e ricos, ou entre o capital e o trabalho, se preferirem a terminologia.

Para a descida da TSU, que é a parte que o patronato paga por trabalhador para a Segurança Social, o governo prevê o aumento do IVA, o que vai naturalmente aumentar o custo de vida e, consequentemente as dificuldades das famílias.

Ninguém acredita que o dinheiro que vai ser retirado da SS pela diminuição da TSU, venha a ser restituído pelo Estado via cobrança extraordinária do IVA, numa altura em que as finanças públicas estão no estado em que estão.

Esta medida não vai potenciar o emprego, mas vai certamente aumentar os lucros das entidades empregadoras, descapitalizando a SS, originando cortes em todas as prestações sociais, muito para além do que já acontece neste momento.

Uma das frases que é apropriada para este momento, e que é muito velhinha, é esta: «A pobreza é má conselheira».


FOTOGRAFIA
Bem no final das férias passei por Cascais e tirei umas quantas fotografias, das quais destaco hoje estas duas.



CARTOON


2 comentários:

Anónimo disse...

Com as Finanças em tom professoral a explicar o inexplicável e a Economia a debitar tolices que se vão reflectir na vida de quem trabalha e no futuro da segurança social, venha o Coelho liberal preconizar a privatização da saúde, a pedido de quem de facto o empurrou para o poder.
Estamos lixados com "F"...
Lol

AnarKa

Isamar disse...

Cada vez mais pobrezinhos, infelizes e sem trabalho.Cada vez maior o fosso entre ricos e pobres, cada vez mais periclitante o futuro das famílias, cada vez maior a falta de esperança com tudo. A fome que o desemprego acarreta é má conselheira.

Bem-hajas!

Abraço fraterno