terça-feira, julho 05, 2011

NOTÍCIAS CLARIFICADORAS

Desde há algum tempo a esta parte temos assistido à resistência de alguns países em ajudar os parceiros mais endividados e mal governados. Muitos têm afirmado que é uma atitude difícil de explicar porque como partilhamos todos a mesma moeda, caso um país caia o efeito de dominó é mais do que possível.

O fim das "golden shares" que agora foram decretadas pelo governo ultra liberal de Passos Coelho pode abrir um pouco o véu sobre as verdadeiras intenções de quem nos empresta dinheiro, e das cedências claras que este governo está disposto a fazer, sem o dizer abertamente aos cidadãos.

Pelas exigências feitas à Grécia já muitos suspeitávamos que os empréstimos implicavam claras perdas de soberania, mas poucos imaginávamos até onde isso podia ir. Uns clamavam que não havia perda nenhuma de soberania, outros que era apenas uma cedência temporária, com o cumprimento do memorando, mas poucos afirmavam que se iria mais longe.

Uma notícia veio clarificar um pouco mais todas estas intenções e cedências, e veio precisamente da Finlândia, pasme-se. A Finlândia quer garantias para participar em novos resgates na zona euro, garantias essas que podem ser fatias das privatizações previstas para os países em dificuldades.

Pelo menos a nova ministra das Finanças finlandesa não é hipócrita como a senhora Merkel, que é contra as "golden shares" portuguesas, mas não é contra os direitos especiais detidos por entidades estatais alemãs em grandes empresas cotadas. Também se clarificam as posições de absoluta cedência de soberania deste governo.


FOTOGRAFIA


CARTOON
Galeria de Aldrabões

4 comentários:

Anónimo disse...

A venda do país a retalho feita pelos que mamaram e ainda lá continuam.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

Tudo lixo da mesma lixeira.

Saudações!

Fada do bosque disse...

O dólar está quase a estourar, as agências de rating a atirar com o euro, para este afundar também rápidamente o BCE a ajudar com as subidas constantes nos juros. Há que açambarcar tudo o que vale a pena, porque em Agosto/Setembro temos o caos financeiro e económico. Esses tecnocratas estão a privatizar tudo o que tem valor e rápidamente. Depois... é só esperar para ver no holocausto a nivel ocidental, digo, mundial. Preparem-se para aquilo que ninguém se consegue preparar...

Fada do bosque disse...

Ah... e o ecoli... já faltava isso. Vieram mesmo a calhar, as sementes do Egipto... cheira a ouro português no BCE...