quarta-feira, maio 04, 2011

A VERDADE ESCONDIDA

Durante demasiado tempo andámos a ouvir os “especialistas na matéria” a dizer que o país tinha um grande problema e estava em crise por causa do endividamento do Estado. Na verdade o endividamento aumentou para o dobro em seis anos devido à incompetência do governo, mas esse não era o maior dos problemas, já que as dívidas dos privados eram duas vezes superiores à do Estado, e isso não era dito abertamente.

A mentira, só pode ser assim chamada, interessava a muita gente, que ia auferindo lucros e vencimentos fabulosos, apesar do aumento do endividamento das suas (sempre grandes) empresas e instituições bancárias.

Como sempre a verdade acaba por vir à tona e agora sabe-se que 1 em cada 7 euros da “ajuda” da “troika” vai direitinha para a banca nacional, isto apesar dos lucros declarados, dos salários milionários dos seus gestores, e da diminuição das suas contribuições tributárias.

Houve muita gente que foi iludida com a conversa fiada dos “especialistas na matéria”, e com a lábia de José Sócrates, mas a verdade lá se vai conhecendo, apesar das manobras cosméticas e da campanha publicitária dos “arquitectos do acordo”, que agora até se consideram heróis.

Aconselho vivamente a leitura DESTE MEMORANDO, infelizmente só disponível em Inglês, que talvez traga alguma luz a quem me tem chamado de catastrofista.

NOTA: O memorando indicado é o que foi apresentado hoje pela troika aos partidos políticos.

FOTOGRAFIA
By Palaciano

CARTOON
Robin Hood

Interpretação

7 comentários:

São disse...

Cada vez mais admiro o Presidente da Islândia, que afirma ter optado pela democracia e não pelos mercados, após ter referendado o assunto no país.

Porque não se seguem estes exemplos e só os péssimos fazem escola em Portugal?

Boa noite.

Fada do bosque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fada do bosque disse...

Zé Povinho, por ser uma verdade escondida e por o não considerar catastrofista, mas sim realista, o seu texto já circula em comentários de diversos blogues que considero mais sérios, um deles, o do dr. Garcia Pereira, http://bloggarciapereira.blogspot.com/com link para a fonte, claro.
Obrigada pelo esclarecimento.
Um abraço.

11:36 PM

david santos disse...

Caro Zé Povinho, enquanto o povo tiver medo de copiar as coisas boas e decentes, jamais lá iremos. Tudo anda a brincar aos FMI, mas imitar a Islãndia, nem por sombras se pensa nisso. Se assim é, o povo que mais ordene.

Anónimo disse...

Os vampiros vão beneficiar das vítimas dos abutres que dizem estar cá para nos ajudar a juros bem altos.
Lol

AnarKa

Isamar disse...

Eu não tenho palavras para exprimir o que sinto, o que tenho sentido desde há alguns anos. A situação de penúria a que chegámos é humilhante, um vexame para todos nós, trabalhadores, que desempenhamos com rigor as nossas funções profissionais e que não contribuímos para a situação catastrófica a que chegámos. Não tenho trela partidária, nunca tive, e não devo nada à política nem aos políticos que temos tido e que podiam ter evitado que se tivesse chegado a uma situação que a todos envergonha. Não foste catastrofista. Foste realista e lamento que outros não tenho prevenido uma situação tão previsível.
As partidarites agudas têm de ser sanadas rapidamente porque, acima de tudo, está o País, estamos todos nós.

Bem-hajas!

Abraço fraterno

LopesCaBlog disse...

O que vale é que tens sempre uns cartoons divertidos para compensar a seriedade dos posts ;)