terça-feira, maio 10, 2011

DE MAL A PIOR

O memorando da “troika” já trazia diversas exigências que inevitavelmente conduziriam o país a uma recessão nos próximos anos, mas algumas das propostas dos nossos partidos políticos conseguem ainda ser mais gravosas.

Ninguém consegue explicar porque será necessária a privatização da REN ou das Águas de Portugal, porque não conheço país europeu onde isso aconteça, e mesmo a privatização da CP deixa muitas reticências, porque o exemplo da privatização de caminhos-de-ferro na Europa deram maus resultados e são poucos. Os melhores transportes públicos europeus não são privados, e alguns dos senhores da “troika” devem sabê-lo porque estão nos seus países.

Outras medidas que não fazem o menor sentido são a facilitação dos despedimentos, o aumento já admitido dos cuidados de saúde, a diminuição das deduções de saúde, educação e das prestações da casa, ao mesmo tempo que diminui a taxa social única para as empresas. É uma mistificação dizer que algumas destas medidas vão fazer aumentar o mercado de trabalho e combater o desemprego, quando se sabe que o consumo só pode baixar devido à baixa de rendimentos do trabalho.

Políticas destas são absolutamente recessivas como já se viu com a Grécia, e com a Irlanda, e não resolvem os problemas, criando apenas mais um, que é o do aumento da pobreza e da instabilidade social.

É lamentável ver-se como se vangloriam os que dizem que este plano de resgate foi uma conquista, porque ele é mau, por ser demasiado rigoroso para uma sociedade tão desigual como a nossa. E por atingir apenas os que já andam a apertar o cinto há mais de uma década.


FOTOGRAFIA
Verde e Amarelo by Palaciano

CARTOON
Discurso político by Pawel Kuczynski

A protecção europeia by Pawel Kuczynski

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise e excelentes imagens.
Bjos da Sílvia

Isamar disse...

O descrédito, a desesperança, a desolação são sentimentos que continuam a crescer em mim. Nada faz sentido. Creio que tudo irá piorar, que o modelo europeu, mais tarde ou mais cedo, será um verdadeiro fracasso,que o desemprego atingirá níveis nunca vistos, que cada país, de per si, deverá renascer das cinzas voltando às actividades do sector primário, à pequena indústria, ao comércio tradicional... E mais não posso dizer porque só vejo nuvens negras num futuro próximo.

Bem-hajas!

Abraço fraterno

Fada do bosque disse...

A Isamar tem toda a razão e como crescem nela, esses sentimentos de medo e deseperança, crescem na grande maioria das pessoas...O Inconsciente Colectivo está saturado de energias negativas. Se esta crise não colmatar numa 3ª G.G. é um milagre. Desta vez o inimigo não é senão o cidadão comum. Abater é a palavra dos neoliberais. Querem reduzir o consumo e a população, começando pela mais envelhecida...
Estes abutres não conseguem lidar com o trinómio: População/recursos/ganância... até porque é matemáticamente impossível... por isso a guerra é contra o próprio cidadão, que por ironia foi à urna nomeá-lo seu representante.
A Lei do eterno retorno. Isto faz-me pensar que a Democracia não passa de um estágio entre duas ditaduras... com sangue pelo meio.

Parabéns pelas fotos e texto.