quarta-feira, fevereiro 23, 2011

A POBREZA

Esta noite bateu-me à porta um indivíduo que à primeira vista eu não reconheci, mas que vinha apelar à minha boa vontade para o ajudar, que não tinha dinheiro para comer nem para o gás para cozinhar.

Meio aturdido, principalmente porque àquelas horas não é hábito baterem-me à porta, lá fui fixando a vista no indivíduo e verifiquei que a cara não me era estranha. Os lamentos do pobre lá continuaram, e chegaram ao seu termo com o lamento de que “já não tinha idade para isto”.

Ajuda entregue, em géneros, e lá parte o pobre com um tímido agradecimento, fugindo com o olhar. Creio que ele percebeu que eu o reconhecera, já que ele trabalhara para um vizinho meu, na construção civil, há uns bons anos.

Foi apenas mais um dos muitos trabalhadores que conheci, que sempre preferiram receber o pagamento em dinheiro, sem qualquer tipo de descontos, sem nunca pensar no futuro. Foi para o estrangeiro, recebeu bom dinheiro que enviou para a esposa e para os filhos, durante quase uma década.

A ausência e sabe-se lá o que mais, ditou o divórcio e acabou por perder a família, a casa e o carro, ficando apenas com a conta do tribunal para pagar. Não se conseguiu recompor, nem arranjou trabalho devido à idade, acabando por cair na rua.

Estes malditos tempos fazem-nos temer cada vez mais pelo nosso futuro, e pelo futuro dos nossos, porque melhoras é o que não se descortina no horizonte.

FOTOGRAFIA
By Palaciano

CARTOON


MÚSICA

4 comentários:

Valquíria Calado disse...

Triste o estado do homem, penso na familia, o que não deve passar, e com a idade só dificulta a reconstrução da vida. Abraço amigo.

Pata Negra disse...

Sempre houve pobres, precisamos dos ricos!... eis a voz do zé povinho reforçada nos votos que sempre fazem nos partidos da direita
Um abraço "meio" pobre mas com consciência política para com os pobres de todo

Isamar disse...

Um caso de entre muitos, cada vez menos raros, que nos deixa a pensar no futuro dos mais novos.
Que tristeza!

Bem-hajas!

Um abraço fraterno

Zé Marreta disse...

Situação triste, mas uma realidade cada vez mais próxima de todos nós. Vale a solidariedade de cada um, pois deste desgoverno e deste sistema cada vez se pode esperar menos.

Saudações do Zé Marreta.