domingo, dezembro 26, 2010

CONTRA A EXPLORAÇÃO

É simplesmente revoltante assistir ao empenhamento do governo, do maior partido da oposição e da UGT, no sentido de mudar o actual Código do Trabalho. Não se trata de dizer que o código existente seja perfeito, mas sim que as propostas já conhecidas pela boca dos patrões são um enorme retrocesso relativamente ao anterior.

Para que se perceba exactamente o que está na mente do patronato, basta ler a notícia publicada pelo Jornal de Notícias com o título de “Salários dos chineses inferiores em 87,5%”. Este estudo publicado pelo Banco de Portugal realça o facto já evidente, de que uma boa parte do patronato se está a aproveitar dos emigrantes para manipular o mercado do trabalho em Portugal.

O governo permite tudo isto e ainda quer ir mais longe, refugiando-se cobardemente numa crise de que também é responsável, não olhando aos perigos que se tornam cada vez mais reais e que se traduzem numa revolta cada vez maior devido ao aumento da miséria, e uma outra com contornos ainda mais explosivos que é o sentimento de rejeição relativamente à emigração.

Não nos interessa se Cavaco Silva diz ser o mais sério de todos ou se José Sócrates afirma que não desiste, porque o que está a ficar em causa, e ninguém parece estar realmente preocupado, é a estabilidade social.







3 comentários:

opolidor disse...

O patronato português sempre foi muito "reaccionário" e muito atrasado e vê agora uma excelente oportunidade de retroceder nos direitos e na lei...
uma boa parte da responsabilidade no fraco desenvolvimento do país está no desempenho medíocre de muitos deles.Não gostam, mas é assim.
abraço

Daniel Santos disse...

vamos ver se um dia estas medidas não lhes explodem nas mãos.

Anónimo disse...

Se as coisas esquentarem, podes crer que dão à sola...
Bjos da Sílvia