sábado, novembro 13, 2010

A EUROPA E A CULTURA

Um dos sectores que mais visitantes traz à Europa é sem dúvida nenhuma a sua Cultura e tudo o que lhe está associado. A velha Europa tem como símbolos, mais conhecidos, monumentos, museus, história e tradições com muitos séculos.

A indústria do turismo não se esgota nas dormidas em hotéis, mas estende-se às agências de viagens, companhias aéreas, restauração, comércio, etc, mas inclui também visitas aos museus, aos monumentos e verdadeiras peregrinações a lugares históricos e a lugares típicos onde as velhas tradições atraem forasteiros e não só.

Embora em alguns países isso seja reconhecido e estimado, com o advento desta crise económica, alguns países do sul da Europa, precisamente os mais dependentes do turismo cultural, começaram a desinvestir no sector, começando a arruinar uma riqueza a que nunca deram grande importância por julgarem ser eterna.

A falta de visão e a ganância pelo lucro rápido e fácil tolda o raciocínio de maus políticos e péssimos gestores que nos vão (des) governando.

Leia AQUI o que se passa agora em Itália

FOTOGRAFIA
Regaleira by Palaciano


CARTOON
Dentista

4 comentários:

C Valente disse...

"maus políticos e péssimos gestores"
è o que mesnos falta por esse mundo fora , e em Portugal, que é o que mais nos doi é uma miséria
Saudações amigas e bom domingo

São disse...

Se Itália deixa de investir no turismo cultural, Berlusconi aina é mais idiota do que aquilo que transparece, que é muito!

Esperemos que Espanha, mais ainda Portugal, não entrem no mesmo dislate!!

Um bom domingo para si.

Cristina Torrão disse...

Sempre achei que Portugal poderia fazer muito mais pelo turismo cultural. Ainda em Setembro passado, no Alentejo, fez-me pena o abandono a que foram votados certos castelos (como o de Mourão). É certo que há outros bem tratados e conservados, mas, mesmo nesses, falta informação, vida, animação.
Se não temos uma indústria forte, se as exportações são fracas, porque não investir no turismo, fazer dele a nossa principal indústria? Temos uma cultura tão rica, uma História tão longa e tanto castelo bonito pelo país fora...

opolidor disse...

a cultura dos governos portugueses têm tido sempre muito pouca cultura; em Itália tive oportunidade de verificar o interesse e o empenho pela manutenção das grandes obras, mas com um Berlusca (talvez em ponta final...)não seria de esperar muito melhor.