quinta-feira, setembro 23, 2010

RESTAURO E MECENATO

Não é vulgar eu aplaudir aqui, iniciativas na área da Cultura em que o Ministério da Cultura esteja efectivamente envolvido. Não tenho qualquer preconceito em registar trabalho bem feito por parte da entidade pública (MC), mas convenhamos que não é muito comum encontrar motivos que mereçam particular destaque.

Desta vez destaco o protocolo entre a Fundação Iberdrola (enquanto mecenas), Junta de Castela e Leão e Ministério da Cultura que prevê intervenções a nível de restauro em 18 igrejas românicas de Portugal.

Esta parceria transfronteiriça vai permitir a criação de uma nova rota no Caminho de Santiago, o que é uma mais-valia para as regiões beneficiadas, no norte do País. Fica-nos apenas uma pequena frustração, de ter apenas um mecenas com sede no estrangeiro.

Talvez este anúncio, que passou despercebido na nossa comunicação social, possa chegar aos ouvidos dos nossos empresários e em breve se possa anunciar algum mecenato relevante, patrocinado por uma empresa nacional, porque património a necessitar de restauro é o que temos em abundância um pouco por todo o lado.



FOTOGRAFIA
By Palaciano

By Palaciano

CARTOON
Pressa e Morte

Apressado? Mau resultado.

2 comentários:

mundo azul disse...

_______________________________


Qualquer iniciativa positiva por parte dos governantes, deve sim, ser aplaudida, pois são raras!
Muda o país, mas os problemas são os mesmos...


Beijos de luz!

________________________________

Anónimo disse...

Um mecenas espanhol, e um benefício para o Xacobeu, estou a entender.
Por cá o lucro não tem quaisquer preocupações sociais ou culturais.
Bjos da Sílvia