terça-feira, agosto 31, 2010

AS (DES) IGUALDADES

A classe governante, e não me refiro a qualquer cor em particular, proclama recorrentemente que procede com rigor e que toma decisões difíceis no interesse dos cidadãos. Este discurso está em regra associado a alterações legislativas que afectam a maioria dos cidadãos, seja pela via dos impostos ou taxas, seja por restrições dos direitos conquistados ao longo de muitos anos.

Muita desta retórica de exigência e rigor é pura hipocrisia que só não vê quem não quer mesmo ver.

Recentemente a preocupação do governo, e de alguma oposição, virou-se para as prestações sociais, e foi lançada de imediato uma campanha visando cortar tudo o que fosse possível, dizendo-se que se estava a moralizar os apoios sociais, distribuindo-os apenas pelos que realmente necessitavam.

Noutra frente, muito mais importante e que lesa o Estado em muitos milhões, nada está a ser realmente realizado. Estou a falar concretamente dos sinais exteriores de riqueza que continuam a não ser devidamente investigados.

Não se entende que um desempregado tenha que abdicar do sigilo bancário, e que o seu património seja investigado pelo fisco, quando um empresário que declara ter prejuízos há diversos anos, ou que tenha declarado falência deixando dívidas aos credores, não é investigado nem tem que abdicar do sigilo bancário, ainda que mantenha uma vida luxuosa e continue a ter carros e iates em seu nome ou de familiares directos com quem os compartilha.

Tratamento diferenciado segundo as posses de cada um, é esta a moralização e o rigor com que nos brindam, apesar dos discursos piedosos.

FOTOGRAFIA


CARTOON

5 comentários:

o escriba disse...

Concordo em absoluto com o que diz.
Acresce a isso que quem recebe o chamado "fundo de desemprego" tem que fazer prova dos rendimentos através da ...internet!
Ena! Isto é muito à frente! Todos, todos têm ligação ou acesso à internet? Tão avançados que estamos... o mundo deve estar parado a olhar para nós! Lembra-me o Solnado: ena filho, como cresceste...


Um abraço
Esperança

opolidor disse...

"eles" andaram anos sobre anos a "escavacar" os orçamentos e agora deitam meias-solas ...muitos desgraçados fazem milagres nos bolsos deles.

abraço

Anónimo disse...

Até para gamar com limpeza é preciso um grau de doutoramento, nem que seja com exames ao domingo e testes enviados por fax, como os do sinhor Inginheiro...
Colarinhos com goma e branquinhos...
Lol

AnarKa

C Valente disse...

desigualdades só não existe nos governantes
Saudações amigas

Graça Pereira disse...

Tratamento diferenciado...porque lhes convém,Claro! Mas tu Zé Povinho sabes disso e muito mais...
Beijo
Graça