segunda-feira, junho 21, 2010

CONFIANÇA

Não sou muito dado a falar de estudos, principalmente se encomendados pelo governo, embora acabe sempre por lhes deitar um olho, tal como faço regularmente com as estatísticas, que confronto sistematicamente com o que eu próprio penso sobre a matéria.

Sem grandes surpresas passei os olhos sobre um estudo da consultora GfK e do Wall Street Journal e confirmei algumas impressões que tinha. Os políticos são dos que menos merecem a confiança dos cidadãos em muitos países, e em Portugal a desconfiança é ainda maior do que a média.

Apesar do que os políticos tentam fazer passar para a opinião pública, os professores e os carteiros, imagine-se, são dos que mais confiança merecem, já para não falar do que é óbvio, que são os polícias, os médicos e os bombeiros que mais confiança amealham.

A curiosidade deste estudo foi a inclusão dos funcionários públicos nos grupos mais confiáveis, e em Portugal até estão acima da média em termos de mérito, atingindo os 70%. Não acredito que 70% dos inquiridos sejam funcionários públicos…

Muitas ideias feitas caem por terra quando confrontadas com a realidade. As campanhas no sentido de denegrir grupos da nossa sociedade são sempre feitas com o intuito de favorecer alguém, ou de desculpabilizar outros.

O Estudo (em Inglês)



CARTOON



FOTOGRAFIA
The tree and . . . by Kaushik Chatterjee

4 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Zé Povinho,

Costumo dizer que acredito em tudo, mas devagarinho! Isto é procuro seguir o seu sistema: Comparar com aquilo que penso ser lógico, racional. E não tenho dúvidas de que aquilo que vem dos políticos cheira sempre a intencional, a deturpações da realidade com finalidades interesseiras. E a maior prova está nas rectificações que fazem sempre que as vozes do povo lhes mostram que aquilo não tem credibilidade.
Eles nem as pensam; dizem o que lhes vem à boca certamente convencidos que a estupidez do povo não permite descobrir a verdade!!!

Um abraço
João

Pata Negra disse...

Talvez até nem sejamos grandes espingardas mas o trágico é que "somos nós" que escolhemos os piores para decidir! Pensando melhor, um povo que escolheu Sócrates, ou que se absteve dessa escolha, não está de boa saúde!
Um abraço inconformado

Anónimo disse...

Os diagnósticos são conhecidos, mas os políticos optam por decisões das quais não são responsabilizados, e o povo come e cala. Onde vamos parar? Lol

AnarKa

Marreta disse...

Está tudo muito bem, mas essa dos carteiros é que não engulo!

Saudações do Marreta.