quinta-feira, abril 29, 2010

A HIPOCRISIA DESTA EUROPA

A União Europeia respondeu, com toda a celeridade, no passado recente, aos problemas sentidos pela banca em resultado da crise do imobiliário e da especulação sem regulação. A pronta resposta dos governos em socorro do sector financeiro, o mesmo que de certo modo causou a crise, foi justificada pelo perigo do risco sistémico que podia advir da falência dessas instituições.

A crise continuou até hoje, mudando apenas os seus contornos e as entidades em risco. A especulação desequilibrou os mercados, os défices escondidos tornaram-se públicos, as responsabilidades da crise financeira causada pelas entidades privadas foi assumida pelos Estados, que recorrendo ao crédito para as ajudas e para compensar a falta de investimento ficaram por sua vez em maus lençóis.

Os dinheiros públicos foram a salvação do mercado financeiro, obrigando ao aperto do cinto do contribuinte, e agora vem aí um maior aperto do cinto para socorrer o país, endividado e perto da banca rota.

Onde está a Europa solidária, que demora uma eternidade em encontrar um acordo na ajuda à Grécia e à Islândia, deixando que a especulação atinja agora Portugal, ameaça a Espanha e a Irlanda? A falência dos bancos podia causar um risco sistémico, já a falência dos países é encarada com mais indiferença.

Esta Europa que me impuseram nunca me agradou.



FOTOGRAFIA
The One Who Got Away de Julie Mavros

Your Move porJulie Mavros

CARTOON
Marcin Bondarowicz

Fredy Villamil

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma Europa com muitos egos. As imagens são muito boas.
Bjos da Sílvia

SILÊNCIO CULPADO disse...

É verdade, Zé Povinho, esta Europa tem muitos interesses e muitas correntes.
E, tal como acontece internamente nos países, os mais fracos é que pagam a crise. Excelente a tua análise.
Aplaudo em pé.

Abraço

o escriba disse...

Era este caminho que apontava o tratado de Lisboa? Na minha ignorância acho que não. Impuseram-nos a comunidade, impuseram-nos as suas exigências,a ninguém foi perguntado se sim ou sopas, no fim continuamos pendentes dos acenos de cabeça da Alemanha e continuam a ser sempre os mesmos a pagar a crise...

Um abraço
Esperança

Marreta disse...

Não estará também em risco a falência da Europa?...

Saudações do Marreta.

Meg disse...

Zé,

Uma Europa soli...quê???
O mar... Zé, o mar... então não foi solidária com Portugal?
Alguém se lembra?

Bom fim de semana.

Um abraço