terça-feira, abril 27, 2010

DEPOIS DE ABRIL

Ouvi com alguma atenção os discursos por ocasião do 25 de Abril e, na generalidade, os discursos não me surpreenderam de todo. O único discurso que me deixou algumas questões foi o de Cavaco Silva, e apenas em parte.

O falhanço na área social, que não é exclusivo deste governo mas sim um acumular de erros dos diversos governos dos últimos anos. Invocar esta causa é politicamente correcto, mas conhecendo-se a ideologia e o pensamento dos partidos políticos, pode soar a oco todo o discurso que se ouviu.

As desigualdades existentes, e vergonhosas, mostram o falhanço dos modelos impostos. Relembremos que o discurso do sucesso vem dos tempos da governação de Cavaco Silva, e a única mudança verificada até hoje foi mudar a palavra e passar a pronunciar “mérito” em vez de “sucesso”.

O neoliberalismo que tem vindo a criar raízes no poder político acentuou as desigualdades salariais, e portanto o discurso lamechas com preocupações sociais que sai das bocas de quem detém o poder soa a falso, como a falso soam certas citações, absolutamente a despropósito, de personalidades que nunca dariam o seu aval a um capitalismo sem freio que se vai instalando.

Podem fazer-se discursos politicamente correctos, mas a prática é que pode definir a sinceridade das palavras, e aí…



PINTURA
Autumn Cannibalism, 1936

Suburbs of a Paranoiac-Critical Town: Afternoon on the Outskirts of European History, 1936

Sun Table, 1936


CARICATURA
Chaplin by Andre Padua

Keith Richards by Sidnei Marques

1 comentário:

Pata Negra disse...

O que tem Cavaco a ver com o 25 de Abril? Nada! Nem os cravos o querem!
Um abraço ainda em abril