sexta-feira, abril 16, 2010

A CULTURA PARA TOTÓS

Os nossos ministros da Cultura têm tido uma actuação interessante e opiniões que nos surpreendem pelo exotismo e clarividência demonstrados.

Há poucos anos ainda ouvia-se da boca da ex-ministra Isabel Pires de Lima, o projecto do Museu da Língua à semelhança do que a senhora terá visto no Brasil. O local da sua implantação foi apontado para o antigo espaço ocupado pelo Museu de Arte Popular.

À medida que mudam os ministros mudam também os projectos, as designações dos projectos e até as localizações. O Museu da Língua foi esquecido, passou a ser designado por Museu das Descobertas e globalização, ao tempo de Pinto Ribeiro, e agora fala-se no Museu da Viagem, uma ideia da ministra Gabriela Canavilhas.

É interessante constatar a coerência de pensamento dos membros do governo, por sinal sempre com o mesmo 1º ministro, em assuntos que envolvem muito dinheiro, espécie que neste ministério é mais do que escasso.

Somos muitos os que pensamos que estas fugas em frente servem apenas para desviar as atenções da intenção de mudar de lugar o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional dos Coches, o que vai custar uma pipa de massa e que era perfeitamente dispensável nestes tempos de vacas magras. Talvez fosse mais sensato dar maior atenção à manutenção do nosso Património e deixar para mais tarde os sonhos de grandeza que não podemos custear.

Museu da Viagem ficará nos Jerónimos onde está o de Arqueologia


PICASSO





CARTOON

2 comentários:

o escriba disse...

Realmente em ideias ninguém os bate! O problema está nas concretizações...

Achei muita piada ao "cretinuous period" do cartoon. Muito apropriada quando falamos em questões de ambiente.

Bom fim de semana
Um abraço
Esperança

Vanuza Pantaleão disse...

Gostei daqui, Zé Povinho!
Arte da melhor, cartoons...tudo legal...
E para não te perder nunca, vou te seguir!!!Bjsss