sábado, março 27, 2010

A REALIDADE E OS GESTORES

Portugal é um dos países europeus onde as desigualdades são maiores. Todos os estudos sobre a distribuição da riqueza apontam para o aumento destas desigualdades e o pior é que elas vão aumentando à medida que o tempo passa.

A realidade mostra que vivemos numa sociedade injusta, e não se vê nada que o evite na acção dos diversos governos. Os decisores estão cada vez mais isolados da realidade do cidadão comum e os interesses de quem detém o poder esmagam os direitos da grande maioria.

É absolutamente escandaloso que os gestores das grandes empresas ganhem milhões anualmente e, ao mesmo tempo, se discutam míseros 25 euros de aumento do ordenado mínimo. Dizem-me que os gestores têm objectivos e que merecem tão altas remunerações, mas todos sabemos que esses objectivos quando são atingidos devem-se também ao trabalho de inúmeros colaboradores, que muitas vezes são muito mal pagos.

Como podem governantes, empresários e gestores, querer que os seus funcionários se empenhem a fundo e dêem o seu melhor, se as suas preocupações diárias se prendem com a simples arte de gerir magros salários, sempre com o credo na boca com a ameaça de despedimento sempre presente?

A satisfação e a segurança são ingredientes necessários à boa produtividade e propiciam condições para a inovação, mas isso não faz parte das práticas de gestão em Portugal.

Pode também gostar de ler ISTO e ISTO.



FOTOGRAFIA
By Palaciano


CARTOON
Alexander Zudin

Pavel Constantin

4 comentários:

Anónimo disse...

Se tivesse-mos bons gestores não havia esta maldita crise.
Lol

AnarKa

o escriba disse...

É bem verdade o que diz na sua reflexão.O fosso é cada vez maior. Os ordenados mínimos nem para os mínimos vão chegando. Mas por outro lado, os destinos de férias estão preenchidos. Para esses parece que não existem privações de ordem alguma. Como o fazem?
A crise não é para todos, está visto...

Um abraço
Esperança

Anónimo disse...

Ninguém obtém sucesso numa empresa ou num serviço sem a colaboração dos que o rodeiam.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

É realmente uma vergonha que se passa com as remunerações majestosas dos gestores de algumas empresas deste país. Se o nosso nível de vida é mais baixo que o de outros paises (na Europa é a maioria) , se temos um fosso enorme entre os que menos ganham e os que mais recebem, porque continuam estas atrocidades sociais, onde está a moral ? Não chega os CEO's e companhia receberem 20.000 ou 30.000 por mês ? E as viaturas de serviço ? - E os cartões de crédito ? Não contam também ?
Porque temos o SMN de 475 € e depois gestores a receber dezenas ou centenas de milhares por mês ???