sexta-feira, fevereiro 12, 2010

OS CASTIGADOS DO COSTUME

O dia de ontem foi marcado por diversos reveses para o governo, mas ouve um acontecimento que passou um pouco despercebido na opinião pública, que foi a reacção dos membros do governo à notícia da intenção de congelamento dos salários reais da função pública até 2013.

No Parlamento foram diversas as perguntas colocadas aos ministros sobre o dito congelamento, mas nenhum confirmou ou desmentiu categoricamente essa intenção. Ouvimos dizer que a notícia era especulativa, outros não tinham nada para dizer, e outros ainda que as medidas económicas seriam conhecidas quando da divulgação do PEC.

A má situação económica e financeira do país serviu de justificação para o congelamento total imposto para 2010, pelo que esta notícia não nos parece meramente especulativa ou delirante, mas sim concordante com os factos perante os quais o governo nos confronta.

A verificar-se o tal congelamento dos salários reais até 2013, ficamos com o facto de em 14 anos consecutivos, ter existido apenas 1 ano (2009) em que os aumentos foram reais e 13 em que os aumentos não cobrem a inflação. Atendendo a que nos últimos 10 anos os funcionários públicos já perderam 6% de poder de compra, até 2013 isso ainda se deve agravar.

É sintomático que apesar da contracção dos salários nos últimos anos, a despesa pública tenha aumentado em percentagem do PIB, o que demonstra que esta não é a solução para o despesismo do Estado. Para falar verdade o governo devia poupar onde tem aumentado os gastos, e há muito por onde escolher, sem deixar de dotar o sector social do dinheiro necessário.

FOTOGRAFIA
Apple with love by VampireWv


CARTOON
Ken Catalino

Randy Bish

Nate Beeler

4 comentários:

Anónimo disse...

O congelamento cego dos salários, independentemente do seu montante, é uma atitude injusta e cruel. Num país com salários dos mais baixos da União Europeia é uma medida impensável, que castiga mais ainda os que auferem salários mais baixos.
Bjos da Sílvia

São disse...

O FMI quer baixar os salários portugueses, Constâncio ( com lugar assegurado em Bruxelas, depois de tudo) quer aumentar os impostos, O Governo tem o desplante aqui referido...e nós continuamos aceitando tudo!!

Que tenha divertido Carnaval, meu caro.

Pata Negra disse...

Mantêm o número de funcionários, congelam os salários, aumentam a despesa e continuam a convencer a populaça que a solução do problema está nos salários da função pública. Não estamos só lixados com eles, estamos tb lixados com aqueles que os elegem.
Não vão parar por nos ver morrer à fome, só vão parar quando houver sangue.
Um abraço sem esperança na paz

tulipa disse...

Infelizmente são sempre os mesmos a pagar a crise!!!
Já chega...

O meu último post é uma homenagem a um homem humilde, que se fosse vivo faria 104 anos.

É sempre bom sonhar, e isso ninguém nos pode tirar "ainda", nem invadir nossos sonhos, cobrando explicações.

Para mim SONHAR faz-me muito bem. Quem sonha é livre, pelo menos enquanto sonha.

Bom fim de semana de Carnaval.
Excelente "Dia dos Namorados"
Beijinhos.