quinta-feira, janeiro 21, 2010

MUDANÇAS NA CULTURA

A nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, apresentou em termos gerais e ainda vagos uma nova filosofia de gestão dos museus. Está prevista a entrega de alguns museus às autarquias, outros às direcções regionais e outros ainda com uma gestão experimental contratualizada com as direcções de alguns museus e palácios.

Em alguns países europeus já foram experimentados diferentes modelos de gestão e algumas destas experiências foram bem sucedidas e tiveram resultados que já podem ser comprovados. Com a falta de detalhes que ainda temos é impossível avaliar com certezas o que se quer implementar, pelo menos com a seriedade devida.

Há um factor preocupante que ressalta de algumas das afirmações reproduzidas na imprensa, sobretudo com a possível integração de diversos equipamentos culturais da zona Ajuda/Belém com parcerias entre diversas entidades. A transferência de tutela dos museus é preocupante, atendendo que não se conhecem quais as condições em que tudo isto se poderá efectivar.






*** * ***
FOTOGRAFIA
Yana

*** * ***
CARTOON

4 comentários:

Marreta disse...

Oxalá não se transforme numa Gabriela Cavilhas. Uma coisa é certa, é de certeza a minsitra mais bonita que alguma vez este país teve. Já não é mau...

Saudações do Marreta.

Anónimo disse...

Hoje saiu a notícia de 6.5 milhões para o cinema, não há fome que não dê em fartura, mas agora há um quase desmentido em http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10577035.html por isso as notícias da Cultura são sempre sujeitas a confirmação oficial e documental!
Bjos da Sílvia

Meg disse...

Zé,

Pelo que vi e ouvi ainda há pouco, as intenções são boas, embora estejamos desde jáavisados de que o maior "bolo" não virá do governo, mas sim das futuras parcerias, mecenato, etc...
E se o propósito é tornar gratuíto o acesso aos museus a médio prazo...
Esperemos para ver.

Um abraço

São disse...

Mas se o Governo central não tem verbas, será que as têm as autarquias?...
Bom final de semana.