sábado, dezembro 12, 2009

BARÓMETRO DA CULTURA

Positivo – Seis órgãos da Basílica do Convento de Mafra, devidamente restaurados por Dinarte Machado, vão voltar a tocar em conjunto, facto de que não há memória nos últimos dois séculos. A estreia deve acontecer durante um concerto de Natal e servirá para se perceber o efeito sonoro do conjunto de órgãos históricos agora plenamente operacionais.

Negativo – Apesar dos anúncios da abertura do novo Museu da Língua Portuguesa, em 2010, e do começo das obras do novo Museu Nacional dos Coches, em Janeiro de 2010, continuam a persistir as dificuldades de financiamento da Cultura, que têm adiado obras de manutenção e conservação de diversos equipamentos culturais da área do Património, que são perfeitamente visíveis, bastando lá ir para o constatar de imediato. Veremos o que vai conseguir a nova ministra, ainda que não se esperem milagres.

Duvidoso – Segundo a senhora ministra da Cultura o Museu de Arte Popular vai voltar a funcionar em 2010 no mesmo espaço físico utilizado desde a grande Exposição do Mundo Português. Considerando a degradação do espaço em referência, não nos parece que isso seja praticável, pelo menos com as condições de dignidade exigidas pelo espólio em causa.






*** * ***
CARTOON
Políticos envernizados

6 comentários:

Jorge P.G disse...

Até que enfim uma notícia positiva no mundo da cultura em Portugal.
Excelente!

Quanto ao "duvidoso", talvez a Srª Ministra pense, primeiro, numas obrazinhas, quem sabe?! Aguardemos serenamente.

Um abraço e bfds.

Pata Negra disse...

Uma no cravo outra na ferradura, por cada metro de TGV um bilhete grátis de entrada no museu!
Não é só o povo povo
que tem de se revoltar mas também todos os intelectuais e homens de cultura deste país. Que a ministra da cultura seja considerada persona não grata em todos os espaços e acontecimentos culturais deste país - afinal de contas é ministra de JS.
Um abraço ao Zé

o escriba disse...

Gostei da notícia positiva sobre os órgãos de Mafra.

Quanto à notícia negativa, e pensar que o Brasil tem um Museu da Língua Portuguesa e nós andamos aqui aos "engasgos" com uma possibilidade de vir a ter um!Ai...

Bom fim de semana
Um abraço
Esperança

Graça Pereira disse...

Valha-nos a notícia positiva!!
Andamos tão devagar...que deixamos deteriorar tudo...e depois, gastamos mais nas tais obrazinhas!! É de espertos!!!
Beijo
Graça

Angela Ladeiro disse...

Muito atento e bem informado. Obrigada por repartir. Bom Natal

Anónimo disse...

Então meu lindo, nem comemoras mais de cem mil visitas? Forreta, nem um bolito e um taça de espumante nos dás.
Hoje não levas nenhum bjo da Sílvia