sábado, julho 25, 2009

SIADAP - UM DEGRAU ABAIXO

O Governo de José Sócrates gaba-se da introdução do sistema de avaliação do desempenho da Função Pública, que conhecemos com a designação de SIADAP. Siglas e anúncios pretensamente reformistas são uma das características do executivo que estabeleceu a propaganda como arma de afirmação junto da opinião pública.

Quando se ouve um secretário de estado da Administração Pública afirmar que mais de 90% dos funcionários foram avaliados, ficando de fora apenas os professores, e ao mesmo tempo aponta o número de “perto de 300 mil funcionários avaliados em 2008”, estamos perante um erro, ou uma farsa, já que o número global de 750 mil funcionários é da própria Administração Pública. A percentagem apurada peca por evidente defeito, ainda que seja apenas um pormenor de pouca importância nesta matéria.

A avaliação do desempenho, segundo as normas do SIADAP, veio apenas colocar as classificações noutros patamares, e teve o cuidado de beneficiar convenientemente os próprios avaliadores, ainda que afirmando-se a pés juntos que é uma medida justa que pretende premiar o mérito dos que verdadeiramente se esforçam e se empenham.

Os Muito Bons e Relevantes, deixaram de estar ao alcance de quem não está encostado às chefias, onde passou a prevalecer o Bom, já que há que satisfazer a clientela considerada fiel, que além de subir vertiginosamente na carreira ainda pode abichar uns prémios de desempenho que ajudam muito à fidelidade às chefias.

O funcionário comum, que se dispensa de tecer elogios imerecidos às chefias e que coloca os interesses do serviço e dos utentes à frente das vaidades e teimosias das chefias, ou é bafejado pelo acaso, o que é pouco provável, ou então tem que contentar-se com subidas de 10 em 10 anos, se continuarem a ser obrigatórias, o que também não é garantido.

Publiquem-se as classificações dos funcionários de cada serviço, e os prémios de desempenho atribuídos à porta de cada ministério, com a devida menção do organograma do serviço, e ver-se-ia até onde aguentava a credibilidade dos defensores do sistema vigente. Seria edificante, muito edificante, podem crer.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Kirill V Pozhidaeff

*** * ***
CARTOON


BEN HEINE

5 comentários:

tulipa disse...

AMIGO
EXCELENTE POST ESTE.

Também ouvi a notícia este princípio de tarde de sábado; também ouvi o "engano" nos números de Funcionários, enfim...

ADORO ler o que escreves, pois é tudo de uma verdade absoluta: A avaliação do desempenho, segundo as normas do SIADAP, veio apenas colocar as classificações noutros patamares...ainda que afirmando-se a pés juntos que é uma medida justa que pretende premiar o mérito dos que verdadeiramente se esforçam e se empenham.

Os Muito Bons e Relevantes - outra verdadeira "treta"...

Neste momento ainda me encontro em convalescença da pneumonia, por isso quase nem posso brincar c/os netos, nem passear, nem fazer arrumações e limpezas de Verão, enfim...há que ter paciência.

O meu ultimo post tem a ver com o "MAU" que existe na Blogosfera, fico triste. Mas a vida é assim!

Deixo-te um beijo e votos de óptimas semanas de Verão.

Anónimo disse...

O 1º quer distinguir o mérito, mas faz as coisas de modo a não ficar mal na foto, escolhendo portanto os lambe botas e os canhestros, que assim não tem concorrência perigosa.
Lol

AnarKa

Anónimo disse...

Estou de férias da politica,
já não tanto paciência para ouvir,
tanta mentira e disparates.

A chave o poder da mente feminino,
importante....

Bom descanso

bfs

cumps

Anónimo disse...

(tenho paciência)

Peço desculpa pelo erro

MARIA disse...

Para si, meu amigo, sempre nota 10, ou nota máxima.

beijinhos

Maria