quinta-feira, junho 04, 2009

TIANANMEN: AVIVAR MEMÓRIAS

O silêncio quase ensurdecedor dos meios de comunicação social, agora que passam 20 anos sobre o massacre da Praça da Paz Celestial, deixa-me algo perplexo.

Se a memória não me falha, estou a falar no culminar de uma série de manifestações que redundaram depois na morte de cerca 800 pessoas e uma dezena de milhar de feridos. Para que se recordem, os manifestantes protestavam contra a corrupção e repressão praticadas pelas forças no poder.

Esta fotografia da autoria de Jeff Widener, apelidada de “The Unknown Rebel”, é uma das muitas que atravessou fronteiras e recebeu distinções, não especificamente pela sua qualidade, mas sim por documentar o acto de repressão que hoje, convenientemente (?), muitos fingem esquecer.




*** * ***
CARTOON


*** * ***
FOTOGRAFIA
Raiada by Palaciano
800

6 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Sou uma pessoa com formação na área da imagem e poucas têm o poder de me provocar terror como aquela que em primeiro lugar ilustra a sua postagem. É inconsciente esse terror, talvez por saber a história que se seguiu. Sobre o silêncio reconheço que ele é conveniente para o ocidente…Não será a “chinização” da economia mundial a causa dele? Não estará esse silencio a ser implantado de forma SUSTENTADA?
Gostei imenso do cartoon!
Um abraço
António

Mare Liberum disse...

Porque convém não esquecer estes actos hediondos cometidos por mentes pérfidas ainda há, poucos, que como tu reavivam memórias.

Bem-hajas, amigo!

Um abraço fraterno

Elvira Carvalho disse...

É amigo, incrível como o homem esquece as barbaridades cometidas pelos da sua espécie. Ao sabor do seu interesse, primeiro finge esquecer, par depois questionar. Será que existiu. Não serão invenções? Mais tarde vai até negar o acontecimento. Não foi assim com o Holocausto que hoje, passados apenas 60 anos já dizem ter sido invenção? Será assim também com os massacres chineses.
Felizmente que existem registos para que possamos mostrar a verdade.
Um abraço

Anónimo disse...

Artigo sóbrio, a propósito, e que nos faz pensar.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

Tiananmen,uma "Monstruosidade"que nunca será esquecida,embora,não convenha a muitos que seja lembrada.

Peace forever.
Linda Raiada...

cumps

Anónimo disse...

Na China as coisas vão mudando muito lentamente, porque o consumismo também tem destas coisas. Num país tão grande e com uma população tão numerosa, as assimetrias sociais podem tardar a manifestar-se, mas quando o fizerem vai ser de estalo.
Lol

AnarKa