quinta-feira, junho 11, 2009

A ABSTENÇÃO

Ao contrário de Cavaco Silva, eu não penso que os cidadãos portugueses tenham empobrecido a Democracia em Portugal, mas acho muito sinceramente que a responsabilidade nesse empobrecimento está inteiramente do lado da classe política que temos.

Os portugueses não estão muito virados para a participação cívica em geral, mas já vão surgindo algumas honrosas excepções, geralmente viradas para a ajuda aos mais necessitados, e às grandes causas pouco apoiadas pelas elites políticas.

Os portugueses só se alheiam e parecem desistir de lutar contra as injustiças ligadas ao exercício do poder, exactamente porque esse poder é corporizado pela grande economia e pelos partidos que de algum modo estão reféns do tal poder económico.

A solidariedade não é para enfeitar discursos do poder ou da oposição, é para ser protagonizada no terreno, e ter tradução real na acção do Governo e das suas instituições, e não ter que ser da responsabilidade da sociedade e do esforço exclusivo da sociedade anónima e das suas emanações mais empenhadas.

O senhor Presidente da República e os muitos comentadores políticos nacionais podem estar cientes de que, caso existisse um quadrado reservado a registar o desagrado pela acção dos políticos nacionais, em cada boletim de qualquer dos processos eleitorais futuros, a abstenção deixaria certamente de aumentar, e o uso desse quadrado iria aumentar de forma assinalável, ficando clara a razão do desinteresse nacional na participação política alicerçada nos padrões actuais.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Points Between by Sortvind

*** * ***
CARTOON
O discurso do professor

7 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Ora bem. Mas mesmo não havendo esse quadrado eu estou de acordo com o presidente. É um erro a abstenção.
A abstenção mostra desinteresse.
Eu votei em branco.O voto em branco é exactamente isso. O mostrar o quanto estamos desagradados com a classe política. E segundo ouvi na noite eleitoral, nunca houve tantos votos em branco. Vários milhares de pessoas - disseram eles - deram-se ao trabalho de sair de casa e ir à mesa de voto, mostrar o seu desagrado.
Um abraço, bom feriado e bom fim de semana

Maria Faia disse...

Como eu concordo consigo amigo Zé Povinho.
Mas, infelizmente, tornou-se frequente ver pessoas que nunca na sua vida souberam ajudar o próximo, fizeram parte de organizações civis de solidariedade e partilha social mas, ambicinam ser politicos. E como ambicionam!...
Como diz " A solidariedade não é para enfeitar discursos do poder ou da oposição, é para ser protagonizada no terreno".
Quanto à abstenção... tenho que concordar tanto consigo como com PR porque, na verdade, se a povo não participa (independentemente do seu sentido de voto) empobrece-se a participação democrática embora compreenda e aceite que o simples acto de não votar possa traduzir-se num claro sinal de desinteresse face à toda classe política.
Eu não deixo em mãos alheias o meu sentir e, por isso mesmo, vou sempre às urnas.

Um abraço amigo, com votos de feriado feliz,

Maria Faia

Lugar Serrano disse...

"...a responsabilidade nesse empobrecimento está inteiramente do lado da classe política que temos."

beijinhos

Anónimo disse...

Abstenho-me de cmentar a qualidade dos políticos, pelo menos assim não digo palavrão nenhum.
Lol

AnarKa

tulipa disse...

Olá Xamuar

um dia não são dias...
quero com isto dizer que...
eu, que renuncio a fazer comentários em posts sobre política, hoje soltei a língua e os dedos e fiz um post de indignação sobre certo assunto.

Sobre o teu tema estás coberto de razão.
Beijinhos.

Ângela disse...

Oi Zé!!!
Estou passando para deixar o meu abraço e avisar que tem um selinho esperando no meu blog, “Prêmio Mouse de Ouro”.
Até...
Beijos
Ângela

Pata Negra disse...

Os lugares deviam ser distribuídos de acordo com o número de eleitores. As abstenções deveriam traduzir-se me lugar vazios! Tal como só se fala de fogos na época dos incêndios...
Um abraço com votos