sábado, abril 18, 2009

NOVIDADE

Já que falei no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seria injusto não referir aqui a única novidade absoluta, no que diz respeito à fruição do público, que é a reabertura a partir de hoje do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, em Coimbra.

Este monumento foi alvo de um projecto de requalificação, e depois de séculos de abandono volta a mostrar-se, e a mostrar alguns pormenores sobre a vida das monjas clarissas que ali estiveram, sob protecção da Rainha Santa Isabel, a partir do século XIV.

Talvez um dia venha a falar sobre algumas divergências e mesmo polémica, em torno deste projecto de requalificação, e mesmo sobre o futuro deste espaço, mas hoje o dia é de festa, e eu quero de algum modo é que todos os que puderem usufruam da oportunidade de visitar um espaço histórico quase desconhecido para a maioria dos portugueses.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Pirata

*** * ***
CARTOON

Minêu
Frederick Deligne

9 comentários:

Pata Negra disse...

A primeira e a última vez que estive no local foi há 25 anos. Não o fui visitar, estava a esconder-me não sei com quem, nem sei de quê! Impressionou-me a energia do local, estava inundado com dois ou três metros de água límpida - reconforto-me pelo facto de agora estar melhor e com pena de já não poder esconder-me por lá!
Um abraço patrimonial

Anónimo disse...

Óptima noticia,mais um monumento de grande importância para a nossa história que pode ser visitado.
Muito significativa a fotografia do
pirata.

Bom fim de semana.
cumps

Meg disse...

Amigo Zé,

No estado lastimoso em que se encontra a nossa Cultura e o nosso Património, valham-nos notícias tão raras como esta.
Apesar dos pesares, a reabertura do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha é (claramente) de comemorar.

Bom fim de semana.

Um abraço

Mare Liberum disse...

Conheço bem o mosteiro e tinha conhecimento de que estava a ser recuperado. Demorou mas já o temos aberto ao público, penso eu.

Uma notícia que nos traz alguma alegria pois tanto quanto sabemos e constatamos o património não anda a ser preservado como deve.

Um abraço

Bem-hajas!

Papoila disse...

Zé Povinho:
Esta é sem dúvida uma boa notícia, a recuperação de um monumento que como este enriquece o nosso património.
Muito boa a foto do pirata
Adorei o cartoon ahahahah...
Beijos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Zé Povinho
Visitei o Mosteiro de Santa Clara há umas 3 décadas.
É altura de o rever agora com olhos mais maduros e essa requalificação em cima. Tenho pena de não me recordar bem de como era.
Juro-te que vou pesquisar mais sobre o assunto.O património não é de todo o meu forte embora goste de ver e respeite em absoluto.
Abraço

Anónimo disse...

Já por lá passei e aquilo era um estaleiro de obras, espero que tenha valido a pena, embora a exploração me pareça que vai mudar de mãos se o tal engenheiro ganhar as eleições.
Bjos da Sílvia

tulipa disse...

A
VIDA
É
FEITA
DE
MOMENTOS...

Estás convidado a partilhar
"MOMENTOS PERFEITOS" comigo, neste dia especial.

MUITO OBRIGADO por estares presente na minha vida.

Ofereço uma fatia de bolo, flores e um forte abraço.

Maria Faia disse...

Olá Amigo,

Por coincidência, estive ontem, todo o dia em Coimbra e, foi lá que soube da inauguração e abertura ao público deste espaço do nosso património que em tão mau estado se encontrava.
Estive num seminário de uma organização a que pertenço (Fundação Rotária Portuguesa) e que era proprietária de um terreno confinante com o monumento que, a pedido da Câmara Municipal, doou o referido terreno à cidade para que o espaço envolvente ao convento de Stª Clara fosse recomposto.
Dado o adiantado da hora a que terminou o seminário não pude ir visitar o monumento mas, brevemente o farei.

Um abraço amigo,