terça-feira, março 24, 2009

CULTURA VERSUS PROPAGANDA

Conhecendo bem os meios culturais nacionais e a propensão do Governo para utilizar a propaganda com bastante habilidade, não me surpreendeu nada o aparecimento de um abaixo-assinado “a favor” da mudança do Museu dos Coches.

Antes mesmo de ser entregue o documento a quem de direito, o “movimento” pela construção do edifício já anunciou a sua intenção e divulgou alguns nomes sonantes para “animar” as hostes.

Como disse conheço (demasiado) bem o meio, para acreditar que este movimento “não se apresenta contra ninguém”. De certeza que poucos podem pensar que estes senhores e senhoras estavam contra alguém, e quase todas as pessoas que conheço afirmam a pés juntos que o abaixo-assinado que aí vem é claramente a favor, não do Museu dos Coches, mas sim do Governo que pretende construir “agora” o novo museu.

Os autores deste “novo” documento, esqueceram-se do pequeno pormenor de não haver ninguém que seja contrário à construção de novos museus, com melhores condições e melhor equipados. O que há é muita gente conhecedora dos problemas e das carências com que se debate o nosso Património, que não acha que os mais de 38 milhões que se pretendem gastar num único equipamento cultural, numa altura de crise económica, eram muito mais bem empregues na manutenção e valorização dos museus, palácios e monumentos a cargo do Estado, que estão em situação de quase abandono como é fácil de verificar, um pouco por todo o país.

Sobre isto não deve ser fácil ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado, porque os factos estão à vista de qualquer pessoa e são impossíveis de refutar.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Marius Bentzen

*** * ***
CARTOON

6 comentários:

Anónimo disse...

Burros não serão...
É melhor ficar calado, porque alguns terão feito uns projectos (caros), outros uns concursos de logótipos, outros ... , tudo na perfeita legalidade diga-se.
Lol

AnarKa

LopesCaBlog disse...

Adorei o último cartoon :)

Anónimo disse...

Burros somos todos,por deixar que estas coisas aconteçam.
Petições?! para quê,eles inventam
sempre forma de conseguir fazer o
que querem e gastar o dinheiro da pior forma.

Meg disse...

Caro Zé,
Ai tu querias ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado?
Podes esperar sentado, meu caro,
que estes não dão ponto sem nó.
Cultura? Estamos em Portugal, não te esqueças.

Um abraço

Anónimo disse...

Conhecemos bem os nomes dos preferidos do regime, e eles são amigos para as ocasiões...
A negociata da zona ribeirinha de Lisboa está a tomar forma, e foi por isso que por lá passou um advogado de renome, que também vai beneficiar indirectamente, em terras da Briosa.
Testos para os tachos...
Lol

AnarKa

Pata Negra disse...

Eles já não andam de coches! Ao menos que fizessem um museu com os topo de gama que vão comprando e despachando ao desbarato!
Um abraço que não os abrange