segunda-feira, janeiro 05, 2009

A BLOGOSFERA MUDOU

Há cerca de dois meses um jornal americano e uma revista do mesmo país davam como certa a “morte “ da blogosfera. É um evidente exagero, que se prende com uma discussão mais vasta no âmbito da comunicação social em geral, e que já pretendeu “enterrar” os jornais e a rádio.

A blogosfera, como aconteceu com os jornais e a rádio, evoluiu e organizou-se em torno de temas, deixando de ser o espaço anárquico inicial onde ninguém sabia muito bem o que iria encontrar em cada blogue.

O espírito de diálogo e discussão continua a existir, embora os círculos sejam talvez mais restritos do que no começo, porque hoje há quem tenha firmado os seus créditos numa determinada temática, outros noutra, deixando menos tempo para as deambulações erráticas do passado.

Não sei se a imagem predomina sobre a palavra, porque tenho interesses variados enquanto utilizador, ainda que enquanto autor tenha de há muito fixado um estilo que passa pela imagem e a opinião. Há blogues muito bons virados para a poesia, para o humor, fotografia, desenho, opinião, etc. A escolha é variada e a qualidade existe, basta ser-se selectivo nas escolhas, e enquanto isso acontecer a blogosfera continuará bem viva.



*** * ***
IMAGENS
licchiolino by clarissafiller

biancaneve strega by clarissafiller

*** * ***
CARTOON
BILL MUTRANOWSKI

8 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amigo Zé,
Está a ser muito optimista. Se tocarem no bom nome de um ilustre e ele ficar muito azedo, a ONU poderá acabar com tudo!!!
Por cá já tem havido indivíduos confessadamente «muito democratas» que levaram a tribunal bloguistas. Alguns dos processos foram parados por desistência do queixoso, o que é um bom sinal para a liberdade de opinião dos blogs.
Tenhamos esperança de que não sejam os próprios bloguistas a acabar com tudo. Às vezes, aparecem alguns que gastam mais energia a tentar destruir os outros do que a mostrar o que valem, se é que valem algo.
Um abraço
João

Zé Povinho disse...

Caro AJS
Como costuma dizer um amigo meu em relação ao referir-se ao género feminino, só há as lindas e as muito lindas!... Por vezes mais vale não reparar no que por falta de qualidade não nos interessa.
Abraço do Zé, ainda e sempre optimista, mesmo que inconformado.

Cadinho RoCo disse...

Pois sinto haver sim uma certa seleção na blogosfera, o que melhora em muito desempenho dela como um todo, tal como está explícito na publicação. Agora o que é divulgado em outras mídias não deve ser muito diferente do que também está anunciado na publicação. O fato é que a blogosfera oferece concorrência cada vez maior para outros meios de comunicação de massa.
Cadinho RoCo

Pata Negra disse...

Temo que a liberdade de opinião e o acesso democrático que caracterizam a blogosfera acabe por incomodar os poderosos que podem acabar com ela!
Ela tem revelado uma força incrível e sinergias espantosas. Não tem o relevo nos media que justifica porque é uma concorrente que ameaça dar cabo dos meios de comunicação do regime.
Um abraço blogueiro

Anónimo disse...

A livre opinião é, para alguns poderosos, uma ameaça que mais cedo ou mais tarde vão querer cortar. Primeiro fiscalizam a pretexto de qualquer coisa, mas depois censuram o que lhes for desfavorável.
Lol

AnarKa

São disse...

Muito gosta certa gente de anunciar a desaparição de (quase)tudo!

Mas, de verdade, que não me agrada esta moda de blogues só para convidados: para quê esta auto-limitação?

Há romãs esperando por si lá em casa neste Dia De Reis, que lhe desejo feliz.

Tiago R Cardoso disse...

Em total sintonia com o amigo Zé.

terrybile disse...

Hi I'm ClarissaFiller and I see my image in your blog. You don't have request a permission for show my images in your blog. please contact me clarissafiller@hotmail.it