domingo, outubro 12, 2008

AINDA POR CÁ

Isto de ter obrigações profissionais e haver falta de pessoal, tem um inconveniente bem notório que transparece na regularidade com que ando por estas bandas, quer postando quer comentando noutros espaços.

O mundo não pára por causa de mim, e eis que Manuel Alegre quebra a disciplina de voto imposta pelo seu grupo parlamentar, o que para alguns é sinal coerência, para outros é tão só conveniente para José Sócrates que consegue agradar a algum eleitorado mais à esquerda, pelo que a quebra da disciplina de voto não terá consequências práticas e disciplinares.

No campo da política nacional temos ainda o caso dos voos da CIA, agora que o Ministério da Defesa espanhol se referiu à existência de um avião desses nas Lajes, que correspondeu a um silêncio absoluto das autoridades portuguesas, que quanto menos falarem no assunto menos se enterram.

Cavaco Silva também tem estado muito activo, e agora apela à união dos portugueses para ultrapassar a crise. Diz ainda que não é tempo de divisões e que podemos confiar nos bancos. Tanto quanto me parece são os bancos que não confiam uns nos outros, porque que se saiba ainda não houve nenhuma corrida aos bancos para retirar as suas economias.

Os apelos do 1º ministro, do governador do Banco de Portugal e do Presidente, na defesa das empresas financeiras nacionais começa a soar como um sinal de alarme para a população, sugerindo que o pânico já se começa a sentir nessas instâncias, que contudo não mostram o mesmo empenho na defesa do cidadão comum que enfrenta dificuldades há diversos anos, com o cinto no último furo e à beira da asfixia.

A economia mundial está muito enferma, o liberalismo económico mostrou o seu falhanço, cá dentro já são demasiados os anos de sacrifícios e não é possível continuar a exigir tamanhos sacrifícios indefinidamente, agora em defesa das empresas que estão na origem dos problemas económicos. Descer mais um degrau é condenar muitos mais ao desemprego, a fome para muitos e a instabilidade social.



*** * ***
FOTOGRAFIA
A Hope Of A Better New World by *magnusti78

moonlit rose by *AmiraMora

*** * ***
CARICATURA
Caricatura: Michael Schumacher

Caricatura: House

12 comentários:

zé lérias (?) disse...

Boa reflexão!
Subscrevo.
Que passe um belo Domingo, são os meus votos, amigo Zé

Pata Negra disse...

Os nossos presidentes da républica, quando alguma coisa corre mal, a única coisa que lhes ocorre dizer é que andam preocupados.
Pelo menos os primeiros ministros costumam dizer que vão tomar medidas do género "dar mais um mês de abono de família daqui a uma ano" ( mais 10 euros em Setembro de 2009, nada mau!) e os presidentes do Banco de Portugal continuam a auferir elevadíssimos vencimentos dando, como isso, um sinal de que "tudo vai bem" às populações.
E tudo vai bem, as coisas estão bem melhor do que há quatro anos! Se o Zé Povinho não vivesse melhor do que há quatro anos, de certeza que o PS não estaria tão bem nas sondagens!
Um abraço preocupado e abonado mas não tanto

MARIA disse...

Olá meu amigo,
A sua apreciação é como sempre muito perspicaz. Porém deixe-me dizer-lhe que eu só não corri ao Banco para de lá tirar poupanças, porque faz muito tempo não consigo poupar...
Acredito que muitos portugueses não corram pelos mesmos motivos.
Não tarda teremos aí a celebração de outro Natal . A festa daquele que " nasceu para salvar o mundo".
Quem sabe Ele nasce em Portugal e revira isto ?
Pilatos, Caifás e mini . Césares não faltam desde já para de novo e oportunamente o cruxificarem...
Bem, tudo o que é mau pega-se e parece que já estou afectada. :-)
Saudades do seu espaço de reflexão, informação e beleza.
Até sempre meu amigo.
Um beijinho.

o escriba disse...

Gostei da reflexão.

Um abraço
Esperança

Tiago R Cardoso disse...

estava a pensar como é que é possível este país existir ?

Se calhar é por levarmos isto com humor, se não estávamos lixados, é que isto é cada anedota.

Bom domingo.

Isamar disse...

Embora não postes com a frequência que desejarias, nem visites tanto quanto quererias, a tua presença é imprescindível na blogosfera pela qualidade do serviço público que nos prestas e pela dose de humor que trazes sempre após cada post.Continua Zé! Com a regularidade que puderes.

Bem hajas!

Beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Pois é verdade, Zé.

Todos por cá, mal, obrigado!

Quanto às preocupações do Sr. Presidente, estou deveras preocupado.

Um abraço do Sineiro.

Elvira Carvalho disse...

Desde que nasci, e já lá vão longos anos que o país está em crise. Há uns anos alguns acharam que já era demais e que tinham que dar volta a isto. E fiquei toda esperançada. Parece que a volta não foi grande e agora desandou por completo.
Gosto deste espaço, das suas observações dos seus cartoons. Se os seus afazeres não deixam que seja muito constante, venha sempre que possa porque a mim, e acredito que a muitos mais, faz falta.
Um abraço e uma boa semana

Abrenúncio disse...

Apesar de todos os governantes andarem a por paninhos quentes na crise é certo que as previsões para os próximos tempos vão ser dramáticas com o estagnamento do crescimento (que já era mínimo) acentuando cada vez mais a diferença para a média europeia, e o aumento do desemprego para números mais do que preocupantes, que se devem ir situar na casa dos 8% no mínimo.
Ou seja será, como sempre, o desgraçado do Zé Povinho a apertar o cinto e a sofrer as consequências.
Saudações do Marreta.

Anónimo disse...


Ao domingo não é usual andar por aqui, mas a ausência de resposta aos mails fez-me vir aqui saber de ti, e constato que é devido ao trabalho. Ainda bem. As imagens são bonitas, como sempre e de economia eu passo ao lado para não dizer asneira.
Bjos da Sílvia

C Valente disse...

Boa semana com saudações amigas

Lúcia Duarte disse...

passei por aqui para vos alertar sobre uma situação grave e que configura diversos tipos de crime:
alguém entrou no meu ip e detectou a password de acesso às minhas caixas de correio.
Desde aí, têm-se servido de email pessoais e profissonais para se fazerem passar por mim.
A violação de correspondência (mesmo a trocada via internet) e a consequente invasão de privacidade são crimes tipificados na lei.
O uso abusivo e não autorizado de informações pessoais e confidenciais também são crime.
a pirataria informática é grave.
Por outro lado, a utilizaçao de identidade de terceiros é um crime gravissimo comtemplado no código de processo penal.
Isto deve de servir de alerta para todos vós.
Claro que para a PJ é fácil detectar os autores destes crimes e a participação já foi feita.