quarta-feira, setembro 17, 2008

CULTURA E VERGONHA

Ainda há poucos dias falei aqui da diminuição de verbas na proposta de Orçamento de Estado, para a Cultura, em 2009, e diga-se também que a notícia não foi bem merecida no meio, ressalvando talvez a opinião do ministro, que aparentemente se julga capaz de fazer mais com menos dinheiro.

A realidade nos museus, palácios e monumentos é de escassez de pessoal de vigilância, e todos os anos tem sido notícia pelo embaraço que tem causado, com encerramentos parciais, e encerramentos durante o período de almoço, que têm tido como resposta contratações de pessoal a prazo, que colmatam carências por períodos de poucos meses, e que quando terminam os contratos deixam os serviços e os seus responsáveis à beira de um ataque de nervos, por manifesta insuficiência de recursos humanos.

Li num jornal diário que o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) aguarda luz verde do Ministério das Finanças para contratar 135 vigilantes para os museus nacionais, o que até podia ser uma boa notícia, se não tivesse chegado com muitos anos de atraso, e se a proposta de orçamento para o próximo ano não fosse de um corte em despesas de funcionamento da natureza que nos foi apresentada.

Esperamos para ver se o Ministério das Finanças finalmente atende este pedido, mesmo com este atraso todo, ou se pelo contrário recorda ao ministro da Cultura as suas próprias palavras e a vergonha continua, com a vergonha de encerramentos um pouco por todos os museus, palácios e monumentos. Nem seria nada de novo, diga-se em abono da verdade.



*** * ***
RETRATO - PIERO DELLA FRANCESCA

Sigismondo Pandolfo Malatesta, 1451 Oil and tempera on panel, Louvre

The Duchess of Urbino, 1465-70, tempera on wood, Galleria degli Uffizi, Florence

The Duke of Urbino, 1465-70, tempera on wood, Galleria degli Uffizi, Florence

*** * ***
CARTOON
Eficácia (?) do preservativo pour Dany

6 comentários:

São disse...

Preservativos eficazes, antigamente? rrsss...
Eu cora de raiva e vergonha pelo estado da cultura portuguesa, principalmente quando chegoa a Espanha e vejo o trabalho lá realizado!!
Tudo de bom.

C Valente disse...

Só não há dinheiro para porque não querem, pois a cultura continua entiada destes governantes
Saudaçõoes amigas

Tiago R Cardoso disse...

muito bem escrito, cortar nas despesas em alguns sectores e esbanjar noutros.

Anónimo disse...

O Museu do Chiado agora fecha dois dias por semana, que categoria! Qualquer dia encontrar um museu aberto é um acontecimento digno de registo.
BIBÁ COLTURA
Lol

AnarKa

Papoila disse...

Zé Povinho:
Será que o senhor Ministro das Finanças não entende que o investimento necessário na preservação dos Museus e Património, com alargamento dos horários de visita pode ser uma fonte de rendimento?
Há muito turismo cultural. Portugal é o país mais antigo da Europa com frontriras definidas, e o seu Património é vasto. Será assim tão dificil entender isto?
Belíssimos retratos e im cartoon divinal!
Beijos

Pata Negra disse...

Para reconhecer o valor da cultura é preciso ter alguma - eis a questão!
Um abraço com o pedaçinho necessário