sábado, agosto 02, 2008

SOBRESSALTOS NA CULTURA

A Cultura está em ebulição e não é só o caso do Teatro D. Maria que está a agitar as águas, embora seja esse o caso mais mediático. Até é quase surreal que um ministério tão “apagado” e um ministro tão cinzento tenham conseguido deixar tanto sobressalto no meio.

O folhetim do Teatro D. Maria está quase encerrado, no que toca a decisões superiores, residindo apenas alguma curiosidade em saber-se se Diogo Infante irá, ou não, ser nomeado director artístico. Talvez haja recurso da decisão ministerial, mas o tempo irá diluir a mediatização do caso.

Outro sobressalto é sem dúvida o das instalações de alguns serviços do extinto Instituto Português de Arqueologia, ainda sem destino conhecido, embora com despejo marcado para o final de Agosto.

Por Tomar também há polémica, com a separação do Convento de Cristo e do Castelo, o que sendo uma aberração está a indignar muita gente.

Pelos palácios, agora sob tutela do Instituto dos Museus e da Conservação também há agitação, esta resultante dos concursos para a direcção dos palácios, onde já há novidades pelo menos em Mafra e em Queluz.

Com tudo isto a acontecer em simultâneo é difícil não haver algum descontentamento no ar. Já tenho opinião sobre alguns dos casos, mas como nenhum deles está completamente resolvido, deixo-vos apenas uma informação geral sem comentários de qualquer espécie, que esses ficam para o mês de Setembro, quando tudo for de facto definitivo.



*** * ***
FOTOGRAFIA
PinKTest by Zé Povinho
Flower of the Sun by Psychopathgirl

*** * ***
CARTOON - CITY COMPLEXITIES
Atmaja Septa Miyosa
Inga-Gonzales
Eray Ozbek

9 comentários:

C Valente disse...

Bom fim de semana
saudações amigas

Anónimo disse...

A missão deste ministro é obscura, nem sei se está lá só em gestão (também de lugares), ou também o encarregaram de desmantelar em especial o Património para o entregar a privados. O futuro o dirá.
Fui
Joca

São disse...

Money, money, money...sempre e sem remédio...

Porque será que em Portugal a emnda é sempre pior do que o soneto?!

Bom domingo!

vieira calado disse...

Vamos esperar por Setembro, para ver que se levantam outros caos (eu queria dizer casos)
Um forte abraço

quink644 disse...

Curiosamente, eu creio que, há uns anos largos a esta parte, se tem aproveitado o Agosto para fazer os arranjinhos e depois em Setembro, já está...
Vejam aquela adenda do pagamento em espécie ao código de trabalho...

quink644 disse...

Ah! E, obviamente, um abraço,
quink644

Miki disse...

Olá! Bom domingo, mesmo com este rico calor…
Se quiseres refrescar-te um pouco, passa pelo meu cantinho e refresca-te com o que por lá está postado…
Obrigada pelas visitas assiduas...
Kisu

Anónimo disse...


Foi uma surpresa saber das alterações nos palácios, especialmente em Mafra, mas parece que ainda não há novidades na Ajuda e em Sintra. Espero vir a saber o que se vai passar por lá.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

É A Cultura que temos... Indignação, Sim!
Um Abraço