segunda-feira, maio 05, 2008

DEMOCRACIA, MAS DAS PIORES

Embora não constitua uma surpresa para muitos, que seguem com atenção a política nacional, as conclusões do estudo da Demos, segundo a qual a Democracia portuguesa é das piores da Europa, devia deixar os nossos políticos envergonhados.

A partidocracia dominante em Portugal é mais formal do que real, e na prática a participação cívica não tem espaço nem poder para escrutinar e intervir na área política, onde os partidos não permitem intromissões.

Mesmo nas relações familiares a nossa atitude tem pouco de democrática, nas decisões tão simples como a escolha das férias.

Porque não é novidade nenhuma, nos primeiros lugares deste estudo lá surgem os países nórdicos. A qualidade das Democracias esbate-se à medida que se desce no mapa europeu.

O estudo não o revela, mas a qualidade da Democracia é directamente proporcional ao nível de vida e de protecção social, bem como de respeito pelas obrigações sociais e fiscais dos cidadãos. Curiosamente isto já era verdade na década de 60 do século passado, mas sempre me recordo de ouvir dizer que não podemos importar o modelo dos países nórdicos, vá-se lá saber porque carga de água, ou em defesa de que interesses.


*** * ***

FOTOGRAFIA

sharpen v

sharpen v

*** * ***

CARTOON

R.J. Matson

Mike Lester

8 comentários:

Isamar disse...

Distanciados dos ideais de Abril é normal que o estejamos também do verdadeiro espírito democrático.
O desemprego, o emprego precário, o fosso cada vez maior entre ricos e pobres não abonam a favor de uma sociedade democrática.

Beijinhos

LopesCaBlog disse...

Adorei as Maças.
Os cartoons estão muito bem apanhados :)

C Valente disse...

A grande verdade que todos os portugues, ou melhor a maioria conhece. Dificuldades dificuldades, dificuldades
Saudações amigas e boa semana de trabalho

Anónimo disse...

Políticos portugueses com vergonha na cara? Desce à terra Zé.
Fui
Joca

Abrenúncio disse...

Não podemos importar o modelo nórdico porque teriamos primeiro que importar a mentalidade, o que na verdade me parece bem mais dificil.
Acabar com compadrios, xico-espertismo, bufaria e lambe-botismo não é nada fácil, principalmente para quem está habituado a fazer "carreira" à custa destes predicados.
Saudações do Marreta.

Elvira Carvalho disse...

E nós que até nem precisavamos de estudo nenhum para saber isso, não é verdade?
Boa semana.
Um abraço.
Ah! fantástica a foto da maçã.

Beko the Great disse...

As maçãs estavam "fofinhas", quanto ao estudo, não surpreende, para mim não passa de um rol de constatações
óbvias...

ANTITUDO strikes back

Tiago R Cardoso disse...

Parece que todos os dias saem estudos e todos com opiniões diferentes, eu sei é que isto está difícil e em tons escuros.