segunda-feira, janeiro 07, 2008

RAPIDINHAS

Lascaux – Está em curso um plano de emergência para salvar as pinturas rupestres de Lascaux, devido a um ataque de fungos que ameaça as Pinturas. Saliente-se que a caverna está encerrada ao público desde 1963, para protecção dos desenhos pré-históricos que decoram as suas paredes. O número de visitantes e os efeitos nefastos para o ambiente interno da caverna estavam a acelerar a degradação das pinturas. Já tinha sido montado um sistema de ar condicionado para manter estável o ambiente, mas as infestações por fungos têm-se sucedido pintando as paredes de cinzento e preto.

A Crise dos Avençados – O vergonhoso incumprimento da lei no Ministério da Cultura e que é do conhecimento público, parece nunca mais chegar ao fim. Titulam os jornais que o “governo põe fim à crise dos avençados”, depois da autorização da renovação dos contratos dada pelo Ministério das Finanças, embora “de acordo com as vagas disponíveis no instituto”. Não há “vagas disponíveis” pois até nem há quadros que decorram da reestruturação dos institutos dependentes do M.C.. è também público que a grande maioria destes avençados já está há perto de uma dezena de anos nesta situação, desempenhando tarefas indispensáveis, a tempo inteiro, e na dependência de chefias, o que configura uma clara violação da lei, mas neste ministério isso não tem importância nenhuma, como se está a ver.

Depois dos Fumadores, as Crianças – Em Portugal vamos assistindo à perseguição e à denúncia dos fumadores, existindo já uma “polícia dos costumes” que actua nestes casos, a ASAE. A saúde e o alívio dos que não fumam não justifica os rigores da nossa lei tão restritiva e não regulamentada, como qualquer cidadão pode comprovar atravessando apenas a fronteira, onde podem constatar a existência de cafés e mesmo restaurantes, uns onde se pode fumar e outros onde isso não é permitido, respeitando-se assim a liberdade dos cidadãos. Os excessos e a repressão resultantes da letra desta lei, leva-me a questionar se daqui a uns tempos teremos uma lei que restrinja a entrada de crianças com menos de dez anos em restaurantes, como vai acontecer em breve num restaurante do Walt Disney World , que segundo os responsáveis «passa a ser um espaço disponível para uma experiência adulta». Quando se exagera numas matérias, deixa-se a porta aberta para atitudes aberrantes como esta.


O Lisboa - Dakar -


*** * ***

CARTOON

Delize

Bauer

Delestre

8 comentários:

Kalinka disse...

XAMUAR ZÉ
POR AMOR DE DEUS...nem pense que as minhas palavras de desabafo tinham a ver consigo...NADA DISSO.
Aliás, é coisa que não me posso queixar, das suas visitas, do seu «empurrão» para que eu ande sempre em frente, dá-me muita força, nem imagina!

ACREDITE que me dá todo o seu carinho, dedicação e presença.

A minha revolta é contra outras pessoas, apenas 2 aqui dos blogs, mas de resto são pessoas que não vivem neste Mundo da blogoesfera.

O Dakar continua e continuará nos cartoons e noutros lugares, pois foi mesmo uma vergonha o que aconteceu...não dá para acreditar nas boas intenções dos franceses (sem mais comentários)...

Um beijo cheiiiinho de ternura.

Tiago R Cardoso disse...

Pego na parte das crianças e dos restaurantes, presumo que a existir uma lei dessa "qualidade" o sr. Miguel Sousa Tavares será o primeiro a aplaudir, depois digam que os fundamentalistas eram os que queriam atacar o Dakar...

quintarantino disse...

Meu caro amigo, posso atestar que em certos aldeamentos turísticos do nosso ALLgarve essa lei que não existe sobre crianças já está em vigor!

Anónimo disse...

Meu caro, o que os outros acarinham e valorizam é completamente desprezado pela senhora que devora croquetes e usa um monumental despenteado.
Lol

SILÊNCIO CULPADO disse...

Zé Povinho
Sempre alertas pertinentes. E imagens a falar connosco. Gostei especialmente da dos camelos.
Um abraço

Cadeirão disse...

De profetas a auto ecologistas, amantes de natureza, protectores dos animais etc etc etc... estou eu farto.

Quanto mais os conheço mais razão dou ao ditado "Não estão la para servir, mas sim para se servirem".

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Zé, passei para ver o teu lindo post e ler o teu belo texto.
Muitos beijos amigo.
Fernandinha

Anónimo disse...

Diversidade de assuntos bem a propósito pela actualidade. O humor em redor do Lisboa / Dakar que parece que vai ser transformado num qualquer Paris / Pequim para o próximo ano. Estranhei a cedência europeia ao terrorismo, como penso que muitos estranharam também. Mãozinha do Sarkozy?
Bjos