sexta-feira, janeiro 11, 2008

MUSEUS – VISITAS AUMENTARAM

Li hoje no Diário Digital a notícia sobre o aumento de visitas aos Museus Nacionais, que terão atingido o maior número de sempre.
As estatísticas oficiais, constantes do sito do Instituto dos Museus e da Conservação, ainda com a designação antiga (IPM) fornece números diferentes dos que constam na notícia deste diário, mas confirmam o aumento anunciado. Os resultados são de certo modo harmoniosos, havendo no entanto um facto a registar que é o da forte diminuição registada no Museu Nacional de Arte Antiga.
Apesar do muito fraco investimento efectuado pelo governo na Cultura, e das enormes dificuldades registadas em meios financeiros e em meios humanos, com relevância para o pessoal de vigilância, o desempenho registou uma melhoria tanto no número de visitas como nos números conhecidos de reclamações registadas.
Lamentavelmente não foram divulgados os números referentes aos Palácios Nacionais que transitaram para o IMC, IP, nem pelo Diário Digital/Lusa nem pelo sítio desta instituição, mas as informações recolhidas e os números conjugados de diversas fontes também parecem confirmar o aumento generalizado de visitantes.
É lamentável que o governo tenha reservado apenas os já conhecidos 0,4% para o Ministério da Cultura, que ameaçam estrangular completamente o sector do Património que afinal dão um contributo de peso ao nível das receitas próprias, e geram a montante grandes receitas na hotelaria, restauração e no que se move em torno do turismo em geral.

*** * ***
FOTOGRAFIA
LessLemon

LessLemon

13 comentários:

MARIA disse...

Olá Zé, a sua apreciação é perfeita.
É evidente que o Governo sequer tem a noção de que além de um bem em si mesmo a cultura pode resultar em receitas a favor do País, a não ser as que directamente lhe vêm ao bolso por via da cobrança de ingressos nos locais em causa...

Anónimo disse...

Querido Zé
As preocupações culturais dos governos são fugazes e prendem-se mais com vaidades pessoais do que com tudo o resto. Infelizmente assistimos ao desmantelamento do MC onde são colocadas figuras sem um pingo de sensibilidade para os problemas. Viva o croquete!
Bjos

Tiago R Cardoso disse...

Parece que as pessoas estão a ficar mais interessadas nos museus do que quem manda neles...

Anónimo disse...

Enquanto não cairem aos bocados os estrangeiros, principalmente eles, continuarão a visitar o nosso património.
Fui

São disse...

Não concordo: o país não pode estar a desperdiçar dinheiro numa área tão pouco importante como é a da cultura, quando tem O aeroporto para construir, além do TGV.
Saibamos ser lúcidos.

São disse...

Sou eu de novo.
Espero que se perceba que o comentário que fiz anteriormente é um exercício de pura ironia!
Aliás, quem quiser confirmar , só tem que entrar no meu espaço!
Saudações!

quintarantino disse...

Finalmente, uma boa notícia!

APC disse...

Meu caro amigo Zé, é óbvio que os números estão como é apanágio deste governo, manipulados. Se é certo que houve efectivamente mais visitantes, é necessário entender os números e não usá-los a bel-prazer para "português enganar".
Estes resultados são referentes a 2007, ao 1º semestre. Ora, como todos sabemos, a Drª Dalila Rodrigues fez um trabalho de excelência no MAA, o que levou a um aumento substancial de visitantes ao citado museu. Depois, os números sempre elevados do museu dos coches. Por outro lado, o Museu de Grão Vasco e outros que têm à frente directores/as incompetentes, registaram um decréscimo de visitantes, o que resulta no óbvio: alguns museus fizeram disparar os números por estarem bem dirigidos e com programas apelativos; ao invés, outros, decaíram e muito.
Gostei da sua apreciação.
Um abraço

fotógrafa disse...

Passando para desejar bfs.
Abraço

Anónimo disse...

Gosto bastante da 1ªfoto...parece uma pintura :-)

Qt aos Museus a noticia do acréscimo é sempre boa. O pior é a outra, do corte financiamneto...Nunca é demais lembrar que a culpa é dos de sempre...do nosso DESgoverno!!!!

...há uma sondagem de hoje em que finaly o PS começa a descer...é o principiodo seu fim :-)

Beijinhos
e bom fim de semana ;-)

Jorge P. Guedes disse...

Peço desculpa daminha ignorãncia no assunto, mas será que nessas contas de qaumento de visitantes não foram englobadas as visitas às colecções do Berardo e ao Hermitage?

A diminuição de visitantes no Museu de Arte antiga é lamentável.

Um abraço.

Kalinka disse...

A promessa é que o próximo post será uma resposta a 3 Amigos/as, que já vem de 2007, mas não caiu no esquecimento: o desafio do Miguel, em falar de Cinema; o desafio do Zé Povinho sobre um livro que esteja a ler e um prémio da ShinningMoon.

AMIGO, queres espreitar as novas rubricas e as regras para 2008, que hoje estipulei?
Se tens curiosidade lá te espero.
Beijokas e sê Feliz.

Xamuar, estive a observar as imagens que colocas nos teus posts e são tão belas que mereces os Parabéns pela magnífica escolha que fazes.

Meg disse...

Ó Zé, devo confessar que apesar de não perceber nada de números, sou sempre levada a pensar que nos estão a enganar.
Porque se aumentou o número de pessoas nos museus, esse é um bom sinal em todos os aspectos.
Mas será que aumentou mesmo?

Um abraço