sexta-feira, janeiro 25, 2008

A BLOGOSFERA

Tenho escrito sobre diversos assuntos, com especial relevo para a Cultura e a sociedade em geral, manifestando as minhas opiniões com toda a liberdade. Penso que a intervenção de quem está por prazer na blogosfera contribui de algum modo, para a discussão de diversos temas, para a divulgação de ideias, para divulgar alguns talentos e até para proporcionar alguns momentos de Cultura e de entretenimento.
Não pretendo dizer que seja um mundo perfeito, essa nunca será atingida, mas é com toda a certeza um mundo estimulante, onde se criam amizades e cumplicidades que são sempre importantes para quem é minimamente sociável.
Uma outra faceta deste espaço comunitário, ainda que virtual, são os blogues onde se contam histórias de vida, experiências contadas na primeira pessoa, que nos fazem meditar e despertam em nós o espírito de solidariedade, numa altura em que o individualismo e o egoísmo parecem caracterizar a humanidade.
Todos temos problemas e enfrentamos as nossas dificuldades, mas ao ler alguns depoimentos e testemunhos que vou encontrando aqui e ali, deparo-me com problemas muito mais graves do que os meus, e muitas vezes com testemunhos de coragem e de esperança, que mesmo sem encontrar as palavras certas, me apetece louvar e incentivar.
Temos a tendência para sobrevalorizar os nossos problemas e a nossa dor, mas olhando em volta podemos constatar que existem outras pessoas com problemas e dores iguais ou até maiores, que não desistem de lutar e de tentar viver a vida o melhor possível com uma tenacidade que nos pode fortalecer, e também emocionar, porque não?

*** * ***
FOTOS DE FLORES
Marisha

ooo7

*** * ***

CARTOON NACIONAL

F. Santos in Cartoonices

F. Santos in Saboonices

11 comentários:

Maria Faia disse...

Estimado Amigo Zé,

Não posso estar mais de acordo com o seu testemunho.
Na verdade, a blogosfera é tudo isso e muito mais. Experiência muito bonita, mas também desilusão. Faz parte da essência do ser humano, a imperfeição, certo?
Mas, o valor mais importante que aqui solidificamos é mesmo a Amizade, quer seja real ou virtual...

Um abraço amigo,
Maria Faia

quintarantino disse...

Procuro a perfeição ... e na blogosfera tenho o supremo direito de não andar atrás de quem pouco vale ...

Tiago R Cardoso disse...

A mim permitiu-me conhecer muita gentes, de diferentes opiniões e gosto, como o caso da amigo e a cultura, livremente escolho quem quero ver, quem não gosto não vou, aqui o local faz parte da minha visita diária.

carlos filipe disse...

Zé Povinho, Zé Povinho
espaço da minha eleição
aqui a cultura abunda
também abunda afeição.

Zé Povinho, Zé Povinho
eleva sempre a razão
nunca é torpe nem mesquinho
nem invejoso até mais não.


Para ser grande, nunca é pequenino.

É obrigatório passar por aqui.

APC disse...

meu caro amigo Zé, não posso estar mais de acordo com o que escreveu.
Apesar da virtualidade - o que levanta uma outra questão: o que é relaidade e/ou virtualidade? - da blogosfera, esta faz-nos reflectir seriamente sobre tudo, dada a diversidade das temáticas abordadas.
Grande abraço solidário e amigo.

Pata Negra disse...

A blogosfera é um mundo e como tal tem de tudo: o bom e o mau.
Dispenso caracterizá-la, ando por aqui feito personagem de um homem do Mundo.
Os vermes não têm coração!
Um abraço bloguer

SEMPRE disse...

Zé Povinho
A blogosfera é um espaço de liberdade que tem que ser defendido enquanto tal. Tu és um exemplo de dignidade, de cultura e de amizade. Um exemplo que quero seguir e não perder.
Abraço

paginadora disse...

Assino por baixo. Desde que comecei a frequentar a blogosfera que tenho "conhecido" pessoas de grande valor.Pessoas corajosas , sensíveis, com histórias de vida interessantes, que nos ajudam a olhar os outros de uma forma diferente, que nos forçam a um olhar mais atento à nossa volta.
Este espaço é para mim um espaço de amizade e de conhecimento.
Aproveito para o informar que tem um prémio à sua espera nas paginas do passado dia 15.O Zé far-lhe-há o que entender dado que uma das coisas que eu mais prezo, tanto para mim, como para os outros é a liberdade. Um abraço amigo Zé.

ANTONIO DELGADO disse...

Como espaço de desabafos é interessante porque proporciona ouvir vozes que se não fosse este espaço nunca se ouviriam. Há muito tipo de blogs, mas pessoalmente gosto daqueles que são mais autobiograficos. Aqueles que contam coisas filtradas pela imaginação de quem os edita: quer em termos de ideias,de critica, sobre cultura ou qualquer outra realidade. No meu caso, por vezes, a minha vida particular subtrai-me o tempo necessário para visitar e comentar alguns destes espaço como gostaria...por exemplo, embora não pareça, cheguei esta madrugado do estrangeiro onde estive quase uma semana. E dentro em pouco tenho de partir, para estar com um familiar com quem tenho um compromisso todos os fins de semana. Depois gosto de fazer um COMENTÁRIO,sobre o que li e não deixar apenas constancia da minha passagem como por ex. "é muito bonito gostei" etc... como poderá verificar são poucos os blogs que comento e não é sempre de forma assídua devido à disponibilidade.

No entanto assim que posso aqui estou porque acho este espaço muito particular e de referencia. E, se me permite o desabafo, o Zé Povinho é um Blog com o qual tenho muita empatia não só pelos temas que aborda e como os aborda e pelo que aprendo com eles, mas também por um outro ponto que me seduz particularmente e que são as imagens ... O ZÉ é um verdadeiro esteta! As imagens são, no meu ponto de vista, verdadeiras postagens. Bem por hoje não tenho mais nada a dizer só espero que o amigo continue a frequentar so Ecos apesar de por vezes estar um pouco abandonado e ter vontade de acabar com ele devido a factores pessoais e de tempo.

Um abraço e bom fim de semna

António Delgado

Jorge P. Guedes disse...

Concordo no essencial com as tuas palavras.

Um abraço e continua assim.

Jorge G

vieira calado disse...

Eu já sei o que vai acontecer!
A montanha, como sempre, vai parir um rato.
Um abraço.