segunda-feira, novembro 05, 2007

UMA FACE DO PODER

As autoridades arqueológicas do Egipto decidiram expor um busto do faraó Tutankhamon cujo aspecto facial é muito similar ao modelo que os especialistas reconstituíram depois de inúmeros estudos feitos à sua múmia.
Tutankhamon foi o último rei da 18ª dinastia, governou menos de dez anos e morreu traumaticamente ainda adolescente. Durante muito tempo especulou-se se o faraó teria sido assassinado por causa de alguns sinais evidentes no crânio, mas aprofundando essas evidências, conclui-se que o pretenso trauma derivou de erros praticados durante a mumificação. A teoria prevalecente neste momento, segundo revelou recentemente a BBC, é de que o jovem faraó morreu devido a uma infecção resultante de uma fractura numa perna, causada por uma queda durante uma caçada.Tutankhamon é um dos mais famosos faraós do Egipto, graças aos tesouros encontrados no seu túmulo. O seu reinado foi curto, mas sabe-se que a sua acção incidiu primordialmente em tentar reparar os danos causado pelo pai, Akhenaton, restaurando os costumes e as divindades religiosas, e fazendo voltar a capital para Memphis.

O busto à esq., a múmia à direita e a reconstituição ao centro.

*** * ***

FOTOS DE SONHO

Beach on another planet by ziadkad

Misty Morning on the Peshtigo by papatheo

*** * ***

CARTOON

Delucq

Stavro

7 comentários:

fotógrafa disse...

Prazer em te ler e ver...Zé Povinho, vou passar por aqui e linkar-te no meu blog

Meg disse...

Zé, quando vejo o que se consegue resolver e desvendar sobre factos tão remotos, pergunto a mim própria como é que não resolvemos problemas tão "prosaicos" como a pobreza e a fome, nos dias de hoje.
Não seria melhor dedicarem-se ao que se passa agora?
Hoje estou assim, um pouco mais recalcitrante.

Um abraço

quintarantino disse...

Tut Ank Amon é, provavelmente, um faraó que entra para a História graças ao fascínio dos tesouros que se encontravam no seu túmulo e ainda por todo o mistério que o rodeia. No mais, penso que uma criança com 9 anos mais não devia ser que um joguete nas mãos de quem efectivamente podia mandar. Naqueles tempos, como agora!

adrianeites disse...

fortes estes cartoons..

boa semana!

Anónimo disse...

Eu andava a perguntar-me em que é que ele tinha ficado tão famoso mas tu já explicaste aqui :-) Thanks!

Foi pena o arqueólogo que achou seu tumulo tê-lo destruido tanto mas felizmente a técnica hoje em dia, faz maravilhas :-)

Bjs da Sul

Tiago R Cardoso disse...

um momento de historia...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Gostei deste post porque me recordou uma longa viagem pelo Egipto, país fascinante, chocante, belo, triste e sei lá mais o quê.
Um abraço