sexta-feira, novembro 30, 2007

TIEPOLO

Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo (Veneza, 15 de março 1696 - Madri, 27 de março 1770), foi um dos grandes mestres da pintura italiana.
Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objectos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
Origem Wikipédia
Fotos obtidas em www.champagnat.org/



*** * ***


*** * ***
FOTOGRAFIA

bierdna

marit sporsheim

*** * ***

CARTOON

Barrigue

14 comentários:

Anónimo disse...

Da pintura, não acho assim as cores tão frias! E tem beleza plástica, pelo que não concordo com o comentário escrito.

Gostei das imagens e o poster do Sarkozy está mesmo muito engraçado.

Voltarei um outro dia.
Cumprimentos.

Zé Povinho disse...

Como está indicado a opinião é a que consta na Wikipédia. Pessoalmente também acho que não é muito justo, até porque a pintura mural exige a utilização de maiores contrastes o que explica de algum modo os tons utilizados. Também a decoração utilizada na época bem como os materiais e cores predominantes nos espaços de culto obrigavam a um contraste que daria certamente maior visibilidade e leitura a estas pinturas.
Abraço do Zé

Tiago R Cardoso disse...

Um momento informativo.

quintarantino disse...

Afinal, o Estado portugu~es terá exercido o direito de preferência e adquirido a obra.
Afinal, tanta gritaria antes do tempo...

São disse...

Viva!
Gosto destes quadros , mas aprecio muito mais os que estão expostos na casa do pintor em Toledo: têm uma força e uma humanidade!!...
Saudações!

Zé Povinho disse...

As pinturas que coloquei neste post foram recolhidas no site da congregação Marista, conhecida pela sua devoção Mariana, pelo que o tema predominante é Maria, como se vê. Também prefiro outras obras deste pintor, mas hoje escolhi estas por não serem as mais conhecidas e divulgadas.
Abraço do Zé

Zé Povinho disse...

Caro Quintarantino
O direito de preferência exercido pelo Estado português, via IMC, foi uma consequência do "barulho" feito em torno do assunto, pois como terá percebido a senhora ministra foi encostada às cordas e até teve de corrigir declarações. Esta decisão in extremis saiu um bocado mais cara do que se tivesse partido de uma decisão anterior ao anúncio do leilão, mas isso é um outro lado da questão, até porque os contornos do negócio actual ainda não são conhecidos.
Abraço do Zé

C Valente disse...

Pintura que encanta, boas imagens e cartoons
Bom fim de semana
com saudações amigas.
Nota: Amigo tambem não sei, e nem encontro resposta, tem de ser cada um, e ajuda de todos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Concordo com o que dizes no post em relação aos quadros que apresentas. Aliás tudo o que apresentas é sempre muito do meu gosto mas o Sarkozy é demais!...

Um abraço

Carlos Sério disse...

Tive que alterar o Post "grevenafunçãopublica",( chamar inteligente ao homem era demais) pelo que o teu comentário (comentários sempre claros e oportunos)foi apagado. Peço-te desculpa.
Um abraço,
ruy

Anónimo disse...

O PS ensandeceu de vez ou cada vez está mais hipócrita...diz que a greve rondou os 20% (quando os sindicatos têm a informação de 80% e é sabido que andam mt perto da verdade)
e tb dizem que "as reformas encetadas pelo Governo têm-se traduzido em benefícios para o país e tb para os próprios funcionários públicos."

...estão a brincar ou ensandeceram!! Só pode!!!!!

Bjs
Sulista

Unknown disse...

Tiepolo. Há quem lhe tenha chamado Leonardo da Vinci do século XVIII...

Jorge P. Guedes disse...

Olá ZÉ!

Olha, também hoje falei sobre este curisíssimo caso...
E sabes o mais engraçado? Procureo durante umas boas horas informações sobre este quadro, um dos últimos do pintor. Nada!
Provavelmente desconhecido até para muita gente. Está há imensos anos na posse de portugueses e não me admiraria que tivesse vindo de Espanha, onde foi pintado, para cá.
Trata-se ainda, ao que consegui apurar, de uma obra "inacabada", em jeito de esboço muito adiantado.
Valerá certamente o que por ele foi dado à família, e apenas relembro, o que talvez já saibas, que o espartalhão do Berardo há poucos anos oferecera 6oo mil à família do Pinto Basto.

Mas pronto, mais não digo. Querendo, tens lá mais no Sino.

Um abraço e bom fim-de-semana.

Meg disse...

Bom, parece que se salvou a honra do convento, num leilão com o seu quê de mistério.
Pelo preço de licitação... sem ofertas.

Seja, vou fingir que não percebi nada, só gostava de saber de onde veio o cacau.

Pelo menos fica cá, não é?

Um abraço. Zé!